Na tribuna, Amauri Ribeiro apoia aprimoramento de legislação sobre produtos análogos a lácteos
O deputado Amauri Ribeiro (UB) subiu à tribuna durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 27, para defender sua propositura que modifica a Lei nº 20.948/20, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício informarem a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos. O texto foi apresentado no momento oportuno durante o início da sessão e inicia, agora, o trâmite na Casa.
“Quando você vai ao mercado comprar um requeijão, muitas vezes, não repara o que está comprando e escolhe pelo preço. Entretanto, em letras minúsculas na embalagem, está a informação de que não é requeijão. É uma mistura sabor requeijão”, explicou.
Na visão do parlamentar, a obrigatoriedade de informação que trata a lei estadual não é cumprida de forma adequada e “o comércio engana o consumidor”. Por isso, Ribeiro sugere incluir novas diretrizes como, por exemplo, a necessidade de que os produtos análogos e os derivados de leite estejam em prateleiras distintas nos supermercados.
“Os produtos análogos, além de serem prejudiciais à saúde, estabelecem uma concorrência injusta com os produtores de leite”, arrematou.