Ícone alego digital Ícone alego digital

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Bucal é instalada nesta 4ª-feira, 28, e tem como presidente o deputado Mauro Rubem

28 de Fevereiro de 2024 às 16:00
Crédito: Hellenn Reis
Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Bucal é instalada nesta 4ª-feira, 28, e tem como presidente o deputado Mauro Rubem
Instalação da Frente Parlamentar Saúde Bucal

Sob o comando do deputado Mauro Rubem (PT), foi instalada, nesta quarta-feira, 28, no Parlamento goiano, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Bucal em Goiás. O objetivo é formular e implantar políticas públicas estaduais e ações parlamentares, com a contribuição da sociedade civil organizada para a implantação do Programa Brasil Sorridente, do governo federal no Estado. 

Além de Rubem, que coordena a frente, também são membros da associação os seguintes deputados: Antônio Gomide (PT), Dra. Zeli (UB), Rosângela Rezende (Agir), Karlos Cabral (PSB), Veter Martins (PRD), Lineu Olimpio (MDB), Gustavo Sebba (PSDB), Dr. George Morais (PDT), Renato de Castro (UB) e  Major Araújo (PL).

O autor da iniciativa destacou o alto índice de necessidades odontológicas no Brasil, com a afirmativa de que o acesso à saúde é um direito da população. “Estamos, aqui, constituindo essa frente parlamentar com interesse em levar a saúde bucal para todos os goianos. Eu, como cirurgião-dentista, me sinto em casa com esse trabalho”, pontuou Mauro Rubem. “Participei da elaboração do programa Brasil Sorridente e, agora, tenho orgulho em ver esse programa virar uma política de Estado”, celebrou o parlamentar.

Eleito vice-presidente da frente, Lineu Olimpio parabenizou a iniciativa, bem como o trabalho realizado pelo governo federal, e colocou-se à disposição dos trabalhos que serão realizados pela associação. 

Na oportunidade, o parlamentar sugeriu a realização de uma reunião com a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana dos Municípios (FGM), para debater a respeito da temática. “Para que possamos expandir isso, de uma maneira muito clara e rápida, no Estado de Goiás”, disse.

Presente no encontro, o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carlos Carrijo, destacou a relevância da instalação da frente na Alego. “É muito importante debater a saúde bucal nesta Casa. Isso dá uma oportunidade e visibilidade, para continuarmos na construção de uma política em prol da saúde bucal no Estado”, enfatizou.

O coordenador do curso de odontologia também parabenizou a iniciativa “nunca antes vista”, segundo ele, em Goiás. “A defesa da saúde bucal significa a defesa do ser humano. A dignidade do cidadão reflete no sorriso. As pessoas que têm problemas dentários têm vergonha de sorrir e problemas com a sociedade. É um reconhecimento do governo federal ter colocado isso em forma de lei”, ressaltou.

Programa Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente busca garantir acesso a serviços odontológicos, de forma gratuita, no SUS, e está presente em 5,2 mil municípios. As principais diretrizes do programa são baseadas no direito de todos os brasileiros a um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.