Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidência da Alego realiza sessão solene em homenagem às mulheres

06 de Março de 2024 às 18:40

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), promoverá, na noite desta quinta-feira, 7, às 19h, sessão solene para entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março.

História

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres, para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

O dia  tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do País na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direto do voto.

Em 1975, foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pela ONU, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Homenageadas:

Na ocasião, diferentes personalidades receberão a condecoração pelos relevantes serviços realizados em prol da administração pública. São elas: 

- A vice-prefeita de Iporá, Maysa Peres Cunha;

- A vereadora por Iporá, Heb Keller Fernandes;

- A secretária municipal de Políticas para Mulheres de Goiânia, Kátia Hyodo e Silva;

- A capitã da Policia Militar de Goiás e comandante da patrulha Maria da Penha do 2º Comando Regional, Waleska Faria dos Santos;

- A major da Policia Militar de Goiás, Marineia Mascarenhas Marques;

- A delegada da Polícia Militar de Goiás, Bruna Coelho Soares;

- A delegada de Polícia Civil de Goiás, Juliana Moura Amaral;

- A conselheira estadual de Saúde, Maria Dalva da Silva Pinheiro;

- A servidora pública municpal de Goiânia, Maria de Lourdes Corsino Peres;

- A servidora pública municipal, Dayane Matias de Assis;

- A servidora pública estadual, Anielca Arianne Silva;

- A servidora pública federal, Claudiney Maria de Oliveira e Silva.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.