Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados concedem primeiro aval à concessão de benefícios para membros dos conselhos de segurança

05 de Março de 2024 às 15:57

De autoria dos deputados Bruno Peixoto (UB) e Virmondes Cruvinel (UB), o projeto de lei nº 5600/23 foi aprovado em primeira votação. A medida dispõe sobre o reconhecimento e a valorização do modelo de democracia participativa instrumentado pelos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), em auxílio das políticas de segurança pública. 

Conforme elucidação da matéria, a atividade dos membros das Consegs é voluntária, não remunerada e essencial para a manutenção e integração da sociedade civil organizada com as forças de segurança pública, compostas pelo Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Científica, Ministério Público e Tribunal de Justiça. 

Dessa forma, espera-se que o Poder Executivo deseje incentivar a participação dos membros ativos dos conselhos por meio da concessão de benefícios, tais como a expedição, por órgão competente, de credencial para membros efetivos do conselho; a isenção de taxas na emissão da segunda via da carteira de identidade e renovação da carteira nacional de habilitação; o acesso gratuito em locais públicos no interesse da Secretaria de Segurança Pública; e, por fim, pontuação, em concurso público, por motivo de ser membro dos Consegs.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.