Encontro de Mulheres, na Alego, vai debater a importância da participação feminina na política
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com o Ministério Público e o Conselho Estadual da Mulher (Conem), realizará nesta quinta-feira, 7, o Encontro de Mulheres: Participação das Mulheres na Política. O evento terá local no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, a partir das 14 horas.
Participarão do encontro mulheres de diversos municípios goianos, com objetivo de discutir os desafios e perspectivas da participação feminina na política do Estado. Em 2022, apenas 13,82% dos cargos parlamentares foram ocupados por mulheres. Embora a história recente evidencia a progressão e ampliação das mulheres nos diversos espaços da vida social, atualmente, as mulheres estão sub-representadas nos espaços de poder e decisão.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui 91 deputadas federais, 190 deputadas estaduais, 15 senadoras, duas governadoras e 658 prefeitas.
Em Goiás, os dados também reiteram a desigualdade de gênero na política. São 33 prefeitas, seis deputadas federais, quatro deputadas estaduais e cinco vereadoras goianienses. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) informa, também, que a desigualdade e a violência extrapolam o ambiente político. Em 2023, a SSP registrou 44.187 denúncias de violência doméstica e familiar, 12.459 denúncias de lesão corporal, 326 casos de violência sexual e 56 casos de feminicídio, o que evidencia a importância de discutir a ampliação das mulheres nos segmentos sociais como alternativa a diminuição da violência.
Além desse encontro, a programação do Dia da Mulher, na Assembleia Legislativa, terá, nesta quinta-feira, os seguintes eventos:
- Espaço de beleza: limpeza de pele, corte de cabelo e acupuntura auricular - das 9h às 16h - Térreo
- Palestra "Procedimentos modernos e funcionais da ginecologia" - às 9h30 - Auditório 1
- Abertura da exposição "Dignidade e integridade da intimidade feminina" - às 10h - Saguão
- Palestra "Sinais e sintomas das disfunções sexuais e urinárias" - às 14h30 - Diretoria de Saúde
- Abertura da Exposição Mulheres - Arte urbana - às 15h - Bloco A.