Coroa do Divino Espirito Santo de Jaraguá é recepcionada com missa na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 6

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 6, a Coroa do Divino Espirito Santo, da cidade de Jaraguá, por iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB).
A recepção à coroa contou com celebração da Santa Missa pelo padre Weliton Silva C. Ss. R, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia. Em homilia, o padre ressaltou a importância da manifestação religiosa que acontece na Igreja Matriz no município.
“Se compreendêssemos o que significou o Divino na vida dos apóstolos em Pentecostes, com certeza, entenderíamos, também, o que é a celebração da Festa do Divino em nossa cidade de Jaraguá. Durante a festa, a comunidade sente-se iluminada pela luz divina e fortalecida pela presença atuante da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo, alma da Igreja”, destacou o padre.
O religioso falou sobre as particularidades do evento religioso em Jaraguá. “Uma das festas mais antigas e difundidas do catolicismo popular, destaca-se o número de características e manifestações que ocorrem: enfeites pelas ruas, praças, barracas, igrejas, campos. Há toda uma movimentação que expressa a magnitude da devoção desse povo junto ao Divino Espírito Santo”.
Uma comitiva com dezenas de pessoas, incluindo o prefeito de Jaraguá, Paulo Vítor Avelar (UB), acompanhou a celebração. “Para mim, como prefeito de Jaraguá é uma honra ser o guardião, e, junto com a Igreja, organizar a melhor e mais bonita Cavalhada de Goiás”, afirmou o chefe do Executivo municipal. O prefeito anunciou ainda a destinação de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado, para a restauração da Praça do Rosário na cidade de Jaraguá.
O deputado Lineu Olimpio agradeceu a presença do padre e de todos que estiveram presentes no Auditório Carlos Vieira. Na oportunidade, o deputado lançou a Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Alvares da Silva. A celebração contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes; do secretário de Estado da Retomada, César Moura; do diretor-executivo da Alego, Rubens Kirsteim; e do vereador Markim Goyá (PRD).
Festa do Divino
A Festa do Divino é um espetáculo de fé e devoção ao Divino Espírito Santo marcado pela fartura, oração e expressões culturais. É palco das famosas Cavalhadas, apresentação dramática da luta entre mouros e cristãos.
Uma das mais belas e expressivas manifestações da festa, em que se atualiza uma realidade histórica de outros tempos com o brilho das roupas, os enfeites dos animais, as marchinhas e os mascarados, personagens que participam montados a cavalo ou a pé. Segundo tradições, os escravos que participavam da festa saíam de máscaras, para não serem reconhecidos pelos seus senhores.