Ícone alego digital Ícone alego digital

Coroa do Divino Espirito Santo de Jaraguá é recepcionada com missa na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 6

06 de Março de 2024 às 15:00
Crédito: Will Rosa
Coroa do Divino Espirito Santo de Jaraguá é recepcionada com missa na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 6
Santa missa em louvor ao Divino Espírito Santo

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 6, a Coroa do Divino Espirito Santo, da cidade de Jaraguá, por iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB).

A recepção à coroa contou com celebração da Santa Missa pelo padre Weliton Silva C. Ss. R, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia. Em homilia, o padre ressaltou a importância da manifestação religiosa que acontece na Igreja Matriz no município.

“Se compreendêssemos o que significou o Divino na vida dos apóstolos em Pentecostes, com certeza, entenderíamos, também, o que é a celebração da Festa do Divino em nossa cidade de Jaraguá. Durante a festa, a comunidade sente-se iluminada pela luz divina e fortalecida pela presença atuante da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo, alma da Igreja”, destacou o padre.

O religioso falou sobre as particularidades do evento religioso em Jaraguá. “Uma das festas mais antigas e difundidas do catolicismo popular, destaca-se o número de características e manifestações que ocorrem: enfeites pelas ruas, praças, barracas, igrejas, campos. Há toda uma movimentação que expressa a magnitude da devoção desse povo junto ao Divino Espírito Santo”.

Uma comitiva com dezenas de pessoas, incluindo o prefeito de Jaraguá, Paulo Vítor Avelar (UB), acompanhou a celebração. “Para mim, como prefeito de Jaraguá é uma honra ser o guardião, e, junto com a Igreja, organizar a melhor e mais bonita Cavalhada de Goiás”, afirmou o chefe do Executivo municipal. O prefeito anunciou ainda a destinação de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado, para a restauração da Praça do Rosário na cidade de Jaraguá.

O deputado Lineu Olimpio agradeceu a presença do padre e de todos que estiveram presentes no Auditório Carlos Vieira. Na oportunidade, o deputado lançou a Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Alvares da Silva. A celebração contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes; do secretário de Estado da Retomada, César Moura; do diretor-executivo da Alego, Rubens Kirsteim; e do vereador Markim Goyá (PRD).

Festa do Divino

A Festa do Divino é um espetáculo de fé e devoção ao Divino Espírito Santo marcado pela fartura, oração e expressões culturais. É palco das famosas Cavalhadas, apresentação dramática da luta entre mouros e cristãos.

Uma das mais belas e expressivas manifestações da festa, em que se atualiza uma realidade histórica de outros tempos com o brilho das roupas, os enfeites dos animais, as marchinhas e os mascarados, personagens que participam montados a cavalo ou a pé. Segundo tradições, os escravos que participavam da festa saíam de máscaras, para não serem reconhecidos pelos seus senhores.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.