Advogados goianos em início de carreira são homenageados pela Alego, em iniciativa de Virmondes Cruvinel
Em sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo, realizada na noite dessa segunda-feira, 11, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o Dia Estadual da Advocacia Jovem. Proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), a homenagem ao advogado em início de carreira reconheceu a contribuição da categoria para o fortalecimento das instituições. “A valorização do advogado em início de carreira é essencial para o fortalecimento da classe”, argumentou o parlamentar.
Para compor a mesa de trabalhos da sessão solene, Cruvinel convidou para estar ao seu lado: a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, e a presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB- GO, Tatiana Borges da Mata.
Ao iniciar sua fala, o deputado lembrou frase célebre do jurista baiano Ruy Barbosa (1849-1923): "Quem não luta por seus direitos não merece viver". Segundo Cruvinel, Barbosa é uma referência tanto como jurista, quanto como político. E disse acreditar que na militância da advocacia, lutar por direitos, acreditar e ter convicção da missão de representar alguém é uma missão valiosa.
“Sem dúvida nenhuma, permite que, através da nossa construção, do nosso preparo, da nossa formação, possamos assegurar que a justiça possa ser feita. De maneira que nós percebemos que isso se assemelha bastante com a missão aqui no Legislativo, também de ser vez, voz, fazer votos e posicionamentos em defesa de pautas que temos convicções, de direitos que são necessários assegurar em sociedade”, afirmou o parlamentar.
Virmondes disse ainda que hoje a missão era de reconhecer o papel valioso dos jovens advogados que começam a jornada, já com muitas atribuições. “É uma missão diária defender direitos e é muito valioso carregar isso para o resto da vida. E que esse momento aqui, mesmo que singelo, mesmo que breve, seja de inspiração para que vocês possam seguir essa caminhada.”
Avanço
Em seguida, a presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, Tatiana Borges da Mata, fez uso da palavra. A advogada iniciou saudando a fixação da data estadual em comemoração à advocacia jovem como um avanço significativo do reconhecimento e valorização dos jovens advogados.
Tatiana lembrou que, atualmente, cerca de 50% dos quadros da Ordem se compõem de profissionais com até cinco anos de atuação. “E, quanto mais enaltecermos a credibilidade e autonomia da jovem advocacia, mais valorizada será toda a advocacia do Estado de Goiás.”
Ela ainda listou as iniciativas da atual gestão da OAB-GO como forma de incentivar os jovens advogados, como a Incubadora de Novos Escritórios, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto de mentoria da OAB-GO para conectar recém-inscritos com advogados mais experientes e mostrar a prática da advocacia e a parceria com a Escola Superior de Advocacia, que dá 100% de gratuidade no primeiro ano dos cursos oferecidos, entre outros. “Sigamos juntos trabalhando em prol de uma jovem advocacia fortalecida, valorizada e protagonista de suas próprias histórias.”
A presidente em exercício da OAB-GO, Talita Hayasaki, sublinhou que a atual gestão da entidade tem atendido os anseios de modernidade e de ressignificação da advocacia goiana. Ela lembrou das dificuldades que os advogados enfrentam em início de carreira, mas afirmou que a Ordem vem atuando para apoiar essa parcela da categoria. “Hoje, enquanto homenageamos a advocacia jovem de Goiás, também celebramos o compromisso inabalável de nossos líderes em promover um ambiente inclusivo e acolhedor para os advogados do amanhã. Que possamos continuar trabalhando juntos, inspirando-nos mutuamente e construindo um futuro brilhante para a nossa profissão e para a justiça em nosso querido estado de Goiás.”
Representando os demais homenageados, a advogada Daniele Ferreira Costa foi a primeira a receber o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, falou em nome dos colegas. Ela ressaltou que o dia instituído para celebrar o advogado em início de carreira é o reflexo de uma luta diária para demonstrar o valor do trabalho dos profissionais, que vai além do número de inscrição na Ordem, mas sim pela excelência com que atuam na advocacia, vinda através de estudo diário e de qualificação.
“Todos que ostentam fachadas de grades escritórios e ilustres doutrinadores também passaram pelos primeiros cinco anos. Dessa forma, trazer à pauta essa data reforça a relevância da advocacia em início de carreira, por buscar uma advocacia fortalecida que dará continuidade na trajetória até aqui construída”, pontuou Daniele.
Na sequência, Virmondes Cruvinel entregou o Certificado do Mérito Legislativo aos demais homenageados.