Por iniciativa de Renato de Castro, Parlamento goiano homenageou pastoras e missionárias na noite dessa 3ª-feira
A noite dessa terça-feira, 12, foi de homenagens da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) às mulheres evangélicas. Em sessão solene, de iniciativa do deputado Renato de Castro (UB), pastoras e missionárias receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em solenidade realizada no plenário Iris Rezende Machado, marcando mais uma celebração da Casa ao Dia Internacional da Mulher.
O evento foi prestigiado pelos deputados André do Premium (Avante) e Lineu Olimpio (MDB), que, juntos com o colega propositor da homenagem compuseram, a mesa dos trabalhos. Também compuseram a mesa: a advogada Igara de Castro, as pastoras Francisca Edna e Elizama Ramos Silva, a presidente do Instituto Kairós, pastora Zivanilda de Moura Santos Melo (Dil), e a missionária evangélica Divina Lúcia Chaves da Silva.
Como exige o protocolo, a solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado pela pastora Sara Rodrigues Goulart Sodré. Na sequência, o pastor e presidente do Conselho dos Ministros Evangélicos de Goianésia, Luiz Carlos de Melo, foi convidado a fazer uma oração.
Em seguida, da tribuna, Renato de Castro falou aos presentes. O parlamentar afirmou que não poderia deixar de render homenagem às mulheres, já que desde sua infância observa a força delas na sociedade. Castro ressaltou que, apesar das mulheres estarem avançando a cada dia, essa evolução tem acontecido a duras penas.
O legislador disse acreditar que, mesmo devagar, as mulheres vão conquistar seu espaço, e que, aos poucos, a liderança de grandes empresas e de países vai estar nas mãos das mulheres. “E eu vejo isso com muito bons olhos, eu acho que o mundo só melhora quando as mulheres podem ocupar esses espaços. Então eu não poderia perder essa oportunidade de homenagear vocês.”
O parlamentar citou a contribuição que o segmento evangélico tem dado para que Goianésia se torne cada vez mais uma cidade progressista e desenvolvida. Ele acredita que as igrejas dão o apoio necessário para que as pessoas possam aliviar suas dores e aflições causadas pelos desafios cotidianos. “Todo mundo precisa de um suporte espiritual. O dia a dia é muito duro e isso acaba nos corroendo e nos trazendo muita angústia. E é dentro das igrejas, da célula espiritual, que a pessoa encontra a paz.”
Em seu discurso, André do Premium destacou que se sentiu honrado em ser convidado para participar da homenagem, já que é cristão e valoriza todas as questões ligadas à religiosidade, além de ter em Renato de Castro um grande amigo. “Fiz muito gosto de estar aqui presente. O Renato é um amigo, um irmão que Deus me deu aqui na Assembleia. Parabéns a todas pela homenagem.”
Ao fazer uso da palavra, Lineu Olímpio falou da satisfação de participar de uma sessão dedicada às mulheres cristãs. Ele destacou as homenagens que a Casa tem prestado às mulheres durante todo o mês dedicado a elas, além dos projetos aprovados cuja pauta atende as demandas desse público.
Olimpio sublinhou a relação que ele mantém com Renato de Castro, já que os dois são representantes da mesma região do Estado na Alego. O parlamentar ainda se comprometeu a enviar recursos de emendas parlamentares para o Instituto Kairós, que cuida de crianças abandonadas, na cidade de Goianésia. “É nessas ações importantes que nós temos que unir forças, independentemente da questão política, mas com o objetivo de ajudar as pessoas.”
Na sequência, Renato de Castro emendou esclarecendo que também já destinou R$ 1,5 milhão em meio em emendas para organizações não governamentais (ONGs) de sua cidade, entre asilos, entidade assistencial de doentes de câncer e, também, o Instituto Kairós.
Antes do início da entrega dos Certificados do Mérito Legislativo às homenageadas, o saxofonista Wanderson Natan brindou os participantes com a execução de duas músicas.
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a pastora Elizama Ramos Silva subiu à tribuna para falar em nome das homenageadas. A oradora disse que, neste mês de homenagens às mulheres, gostaria de citar os desafios enfrentados pelas esposas de pastores, que, na maioria das vezes, são incompreendidas e julgadas, seja qual for o seu comportamento.
Ela afirmou que, apesar dessas incompreensões, ser o amparo e apoio para que o pastor possa desenvolver seu ministério é uma missão extraordinária. “Para além de tudo isso, ser pastora, esposa de pastor ou missionária ou evangelista é exercer uma das maiores missões que uma mulher pode realizar, pois, do apoio dela ao marido, milhares de vidas serão abençoadas. Mulheres, sejamos fortes, guerreiras, atuantes. Parabéns a todas.”
Em seguida, Renato de Castro e André do Premium entregaram os Certificados do Mérito Legislativo às mulheres homenageadas. Antes do encerramento o pastor Wanderlei do Carmo, da tribuna, abençoou os presentes com uma oração final.