TV Assembleia Legislativa exibe neste sábado, 16, o programa Semeando Saúde sobre prevenção ao câncer colorretal
O programa Semeando Saúde, da TV Assembleia Legislativa, debate a conscientização e prevenção ao câncer colorretal. Para falar sobre o tema, o apresentador do programa, deputado Dr. George Morais (PDT), recebeu como entrevistado o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e professor associado da faculdade de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Hélio Moreira Junior.
Em alusão à campanha Março Azul Marinho, promovida pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população a respeito do que acomete o câncer colorretal, o especialista esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. O convidado ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce para que a chance de cura seja maior com o tratamento.
Também conhecido como câncer no intestino, o câncer colorretal é o segundo tipo mais recorrente no país. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados em 2023 cerca de 45 mil casos no Brasil. ‘’A doença é prevalente e a incidência está aumentando gradativamente na população’’, diz especialista.
O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, que abrange o cólon e o reto, situados antes do ânus. Trata-se de uma doença heterogênea que se desenvolve a partir de mutações genéticas em lesões benignas como pólipos adenomatosos e serrilhados.
De acordo com Moreira Junior, os fatores relacionados à causa do desenvolvimento da doença estão presentes no comportamento, podendo citar: sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, e baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.
Em estágio inicial, os sintomas da doença podem ser silenciosos, o que pode dificultar a recuperação, caso demore para começar a investigação e tratamento. O programa Semeando Saúde vai ao ar aos sábados, às 9 horas, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom.