Deputado Clécio Alves quer instituir Política Estadual de Combate ao Abandono Escolar
O deputado estadual Clécio Alves (Republicanos) apresentou projeto de lei nº 5059 para instituir Política Estadual de Combate ao Abandono Escolar. A matéria será encaminhada ao Plenário Iris Rezende.
Para o parlamentar, o investimento de recursos públicos na etapa escolar é garantia de avanços em vários setores da sociedade, que favorece desde a minimização da desigualdade social até o aumento da promoção de habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos jovens para a vida adulta.
“As crianças e os jovens em situação de vulnerabilidade têm maior probabilidade de abandonar a escola devido a uma série de fatores, como pobreza, falta de acesso a recursos educacionais adequados, discriminação e condições familiares desfavoráveis”, afirma.
Por isso, evitar o abandono escolar é o mesmo que investir no combate a problemas sociais estruturais e impedir o aumento da criminalidade, dos casos de gravidez na adolescência e do acesso às drogas. Além disso, a aprovação da medida vai favorecer o aprimoramento das capacidades cognitivas das futuras gerações e no estabelecimento da equidade educacional.
Em resumo, a aprovação do projeto de lei vai contribuir para a composição de um Estado mais pujante, impulsionando para o desenvolvimento econômico e social e, por conseguinte, com melhor qualidade de vida à toda população e mais competitivo em relação aos demais Estados.