Ícone alego digital Ícone alego digital

Curso da Escola do Legislativo aprimora escrita de justificativas e motivações em processos administrativos

18 de Março de 2024 às 17:35

Capacitar os servidores, ajudando-os a redigir justificativas de maior qualidade e abrangência nos processos administrativos, é o que se propõe com o curso promovido pela Escola do Legislativo, nestas terça e quarta-feira, 19 e 20 de março.

Com o tema “Elaboração de justificativas no processo administrativo”, o curso terá turmas matutinas e vespertinas nesses dois dias, com aulas das 8 horas às 11h15 e das 14 horas às 17h15. As aulas serão presenciais, na sala 1 da Escola do Legislativo, no primeiro andar do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

O público-alvo são os servidores comissionados ou efetivos, da secretaria ou dos gabinetes, que necessitem justificar e/ou motivar decisões e respostas.

As aulas serão ministradas por Ariston José de Araújo, advogado formado pela PUC-GO, com diploma de estudos avançados, na especialidade urbanismo, planejamento territorial e meio ambiente, pela Universidade Paris XII, na França, e especialização em licitações e contratos administrativos.

Araújo é ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação e chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado de Goiás e foi diretor administrativo e secretário de Gestão de Compras da Alego, onde hoje é assessor especial da Diretoria-Geral Adjunta.

A instrução está dividida em 13 tópicos: apresentação e expectativas; como será o curso; legislação aplicável; por que as pessoas têm dificuldades para redigir?; o uso da linguagem simples na redação oficial; coesão, clareza, coerência, concisão e correção gramatical dos textos no processo administrativo; a importância das justificativas no processo administrativo; os reflexos de uma justificativa defeituosa. Além deles, o princípio da motivação; oficinas: a interpretação de textos no processo administrativo; como fazer justificativa em requerimentos e como redigir um memorando com boa justificativa; conclusões; quiz (resolução de questões sobre assuntos discutidos no curso) e encerramento com sorteio de brindes.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.