Identidade visual
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está modernizando ainda mais a sua sede. Durante os próximos dias, serão instalados os letreiros de lâmpadas led com o nome da instituição e do Palácio Maguito Vilela. Os letreiros contribuirão não só para que quem transita nas proximidades reconheça a sede do Poder Legislativo, mas também para ações em comunicação visual.
A arquiteta Hennedy de Castro Dias, servidora da Casa e responsável pela implementação do letreiro, relata que a nova fachada foi uma demanda direta da presidência da Alego, no intuito de posicionar a Casa de Leis perante a seu público e modernizar, cada vez mais, sua identidade visual. “Quem passa pela região, muitas vezes, não sabe qual instituição atua ali, e a instalação vem ao encontro desse reconhecimento”, afirma.
A instalação conta com materiais de tecnologia de ponta. São lâmpadas LED com sistema de cores RGB, para colaborar, por exemplo, com as campanhas temáticas da Casa. Além disso, devido ao ambiente externo, o sistema elétrico possui certificação IP68, que garante proteção extra em cenários de chuva, poeira, variação de temperatura e tem outras capacidades.
Segundo a arquiteta, para a instalação foi necessário todo um plano de ações internas. Pela dificuldade logística e respeito às normas de segurança, o serviço demandou um trabalho conjunto entre os setores de Manutenção, Segurança e Medicina do Trabalho e Polícia Legislativa.
De acordo com a responsável pela obra, a operação está em conformidade técnica com todas as normas de arquitetura e a instalação está sendo feita com o mínimo de transtorno às atividades da Casa. Os trabalhos de instalação dos letreiros já foram concluídos, seguidos da instalação elétrica e de outros sistemas já nos próximos dias. A previsão de conclusão da obra é de, aproximadamente, dez dias.
Palácio Maguito Vilela
A nova sede da Assembleia Legislativa recebeu o nome de "Palácio Maguito Vilela" por meio de projeto de resolução de iniciativa da Mesa Diretora, que tramitou na Casa sob o nº 3571/21.
A justificativa da proposta defendeu, na ocasião, que se trata de uma justa e merecida homenagem a Luiz Alberto Maguito Vilela, “um grande líder e referência na política brasileira e goiana”, que morreu no dia 13 de janeiro de 2021. Ele foi vereador, prefeito, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.
Maguito foi escolhido candidato pelo MDB e eleito prefeito de Goiânia no segundo turno da eleição, em 29 de novembro de 2020, com 52,6% dos votos válidos. A Resolução 1.730, de 18 de março de 2021, regulamenta a nomenclatura do prédio do Poder Legislativa e foi assinada pelos membros da Mesa Diretora, comandada pelo então presidente Lissauer Veira.