Ricardo Quirino pleiteia reconhecimento oficial para a música gospel
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) pretende, por meio do projeto de lei de n°5250/24, instituir o "Dia Estadual da Música Gospel" em Goiás, a ser celebrado anualmente em 17 de novembro.
O parlamentar argumenta que o gênero gospel chegou ao Brasil no século XX, trazido por missionários protestantes americanos e desde então tem desempenhado um papel significativo na formação da identidade cultural e na promoção de valores positivos em diversas comunidades.
Segundo dados apresentados no processo, o estilo gospel foi o segundo de maior crescimento em 2019, de acordo com informações das principais plataformas de streaming. Em 2022, uma pesquisa da Opinion Box revelou que 79% dos brasileiros ouvem música diariamente, com o estilo gospel ocupando o quarto lugar, com 32% da audiência. Além disso, shows, concertos e eventos ao vivo são fontes significativas de receita para artistas gospel, movimentando mais de R$ 21,5 bilhões por ano, segundo levantamento da Associação de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe).
"Desse modo, o Dia Estadual da Música Gospel visa valorizar o mercado fonográfico e será comemorado em 17 de novembro, em homenagem à primeira vez que a harpa cristã foi utilizada no Brasil, em 1861", anota Quirino na justificativa.
A propositura será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para designação de relatoria.