Ícone alego digital Ícone alego digital

Terceiro setor foi homenageado pelo deputado Dr. George Morais, na manhã desta segunda-feira, 18

18 de Março de 2024 às 12:24
Crédito: Will Rosa
Terceiro setor foi homenageado pelo deputado Dr. George Morais, na manhã desta segunda-feira, 18
Sessão solene em homenagem ao terceiro setor

Por iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 18, sessão solene em homenagem ao terceiro setor, com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo para diretores de entidades não governamentais, ex-diretores, colaboradores, voluntários e parceiros que atuam nas instituições fundamentais na manutenção do pleno funcionamento no Estado.

O terceiro setor é composto pela sociedade civil organizada e designa as instituições que não fazem parte do Estado nem da iniciativa privada e que realizam atividades de interesse social. Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado propositor da iniciativa: deputada federal Flávia Morais (PDT-GO); vereador por Campestre de Goiás, Mauro José Barcelos (PDT); vereador por Quirinópolis, Renato Ribeiro (PDT); presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arízio Ribeiro dos Santos; presidente da Associação Amigos de Deus, Marcos Vinícius Ribeiro Gonçalves; e diretor administrativo da Câmara de Vereadores de Goiânia, Roberto Vila Verde.

Heróis Anônimos

Dr. George Morais iniciou seu discurso apontando que as homenagens precisam ser realizadas em vida. Segundo ele, o carinho e o abraço precisam ser expressados em vida. "O que fazemos aqui é reconhecer o grande esforço desses heróis anônimos que fazem diferença no Estado de Goiás e no Brasil. ”, declarou o parlamentar, em tributo àqueles que transformam a vida das pessoas ao levar assistência de saúde, alimentos e até ajuda espiritual.

Ele contou que, ao se formar em medicina, há 30 anos, teve a oportunidade de rodar pelo Estado levando saúde e atendimento a toda a população, podendo vivenciar a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, ele destacou a importância de ações filantrópicas. “Não quero ficar só no discurso, quero levar para a prática, levar emendas e recursos para fortalecer e engrandecer o trabalho de vocês”.

Dr. George ponderou, ainda, que na caminhada da vida é preciso ter alguns pontos definidos. “Viva cada segundo como se fosse o último; viva intensamente. A vida é curta demais para sermos mesquinhos, precisamos agir corretamente. Nós plantamos o que colhemos e o que vocês estão plantando darão bons frutos”, disse.

Ele encerrou com um lembrete à sociedade: “Devemos fazer nossa parte e participar de ações humanitárias. Essa sessão também é um convite para que a sociedade abrace essa causa. Que Deus ilumine o caminho de vocês”, encerrou.

Invisíveis

Arízio Ribeiro dos Santos foi o segundo orador e afirmou que, até então, muitos homenageados eram pessoas invisíveis, mas, a partir de hoje, são reconhecidas. "Quando começamos o Fórum Goiano do Terceiro Setor, havia separação entre evangélicos, católicos e espíritas, mas, agora, sabemos que, na verdade, são pessoas que trabalham em prol do próximo".

O gestor lembrou que muitas associações corriam o risco de fechar. "Mas, fomos a Brasília e recorremos à deputada federal Flávia Morais (PDT). Esse casal de deputados (George e Flávia), a gente bem sabe, já faz um trabalho relacionado ao terceiro setor há muito tempo. Onde o governo não consegue entrar, a gente entra e desenvolve um bom trabalho. Já conseguimos muitos avanços”, destacou Arízio, reforçando que em muitos municípios o esforço dos representantes do terceiro setor não só faz toda a diferença, mas é de fato crucial para toda a sociedade.

A deputada federal Flávia Morais também fez uso da palavra e aproveitou a oportunidade para destacar a visibilidade do segmento. “Aqui, hoje, se dá um reconhecimento público pelo que vocês fazem pela sociedade”, declarou. Ela afirmou, ainda, que a sociedade civil organizada fortalece a cidadania através das ações realizadas. Assim, ela conclamou por mais incentivos e fortalecimento das entidades do terceiro setor para viabilizar as condições necessárias para realizações do serviço. “Não basta só ter boa vontade. É preciso ter a estrutura, e nós do poder público atuamos para garantir essa estrutura”.

A parlamentar destacou, por fim, que embora seja louvável a homenagem, isso não basta. Ela elencou ações que tem promovido no Congresso Nacional para garantir o envio de recursos federais para as entidades filantrópicas goianas. “Estamos lá, à disposição de vocês. Essa é nossa pauta também e faremos com que nossa voz chegue a outros parlamentares para fortalecermos essas entidades. Quero dizer a vocês que eu acredito em anjos, mas não naqueles figurativos de olhos azuis e cabelos dourados enrolados. Pessoas que resolvem cuidar de outras pessoas, do bem comum, essas pessoas têm uma estrela diferenciada, são pessoas de Deus, verdadeiros anjos. Parabéns e contem conosco”, encerrou.

Destaque

Presidente da Associação dos Amigos de Deus, entidade do terceiro setor atuante em Goiás, Marcos Vinícius Ribeiro Gonçalves falou em nome dos homenageados. Ele iniciou dizendo que a sessão simboliza a força e o impacto do terceiro setor junto à sociedade civil e agradeceu ao deputado George Morais (PDT) pela homenagem. "Destaco, ainda, a figura de Arízio Santos, que tem dado contribuição fundamental para a promoção desse fórum. Quando ele entrou, existiam duas emendas parlamentares e agora temos cerca de 200, multiplicando as nossas possibilidades”, destacou. 

Marcos Vinícius ressaltou que o Fórum Goiano do Terceiro Setor é uma manifestação viva da união e da força coletiva e fortalece as instituições. "É a unidade entre todos, abençoada por Deus. Quando damos as mãos, deixando de lado as diferenças, o bem maior prevalece, pois, o propósito maior é o cuidado com as pessoas". 

O gestor disse que muitas instituições fazem esse trabalho voluntário, mas ainda sem registro, por isso o desafio de legalizar todas elas. "O meu desejo é promover o bem maior para todas as vidas, isso é o que nos move. Cada um de nós desempenha um papel vital para promover a mudança que a sociedade tanto precisa. Que Deus continue iluminando e guiando nossos passos, para auxiliarmos aqueles que precisam”, encerrou.

Além das autoridades, a sessão foi abrilhantada com um momento cultural, com a apresentação do músico Moises dos Santos, que tocou clássicos da música nordestina no acordeon. Na oportunidade, 184 personalidades receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.