Ícone alego digital Ícone alego digital

Palácio Maguito Vilela recebe exposição de obras abstracionistas da artista Vânia Ferro

19 de Março de 2024 às 18:09
Palácio Maguito Vilela recebe exposição de obras abstracionistas da artista Vânia Ferro

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa, lançou, na tarde desta terça-feira, 19, a exposição de telas da artista Vânia Ferro, no saguão principal do Palácio Maguito Vilela.

A mostra apresenta 30 telas abstracionistas, cada uma representando um período da vida da artista. Vânia começou como professora de desenho de modelo vivo e pintura figurativa e, posteriormente, passou a dominar a pintura abstrata. "O abstrato, quando bem feito, vem de uma base figurativa sólida. Para que as pessoas apreciem um abstrato, é essencial que o pintor tenha uma boa técnica figurativa", explica a artista.

Vânia expressou sua alegria em expor na Casa de Leis e elogiou a beleza da sede do Poder Legislativo. "Acredito que minhas obras contribuem para tornar este lugar ainda mais brilhante."

Trajetória

Vânia é graduada em artes visuais, com especialização em pintura, pela Faculdade de Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG). Concluiu sua licenciatura em desenho e plástica pela mesma instituição, em 1981, e, dois anos depois, realizou pós-graduação em perspectiva teórica aplicada. Em 1987, fundou o Ateliê Vânia Ferro, onde ministra aulas preparatórias para o vestibular de arquitetura e artes plásticas, além de cursos de formação em artes plásticas.

Em 1989, pintou um painel de 20 metros quadrados na Biblioteca da Escola Técnica Federal de Goiás. No ano seguinte, criou um mural na fachada da TAM, empresa de turismo aéreo, no Empire Center de Goiânia. Durante uma viagem de um mês à França, em 1996, produziu dois painéis no Banco Central do Brasil em Paris. Em 2002, organizou o Projeto SOS Goiás Velho, visando promover a cidade como ponto turístico, culminando em uma exposição de vários artistas no Palácio do Governo de Goiás.

Recentemente, Vânia participou da exposição coletiva de inauguração da Casa Thomas Jefferson de Goiânia e do projeto Goiânia Art Déco. Ela também foi convidada para a exposição "Goiânia, 90 anos – da chegada do Modernismo ao início do Contemporâneo", realizada no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.