Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores participam de curso sobre elaboração de justificativas, nesta terça-feira, 19

19 de Março de 2024 às 17:32
Crédito: Denise Xavier
Servidores participam de curso sobre elaboração de justificativas, nesta terça-feira, 19
Curso sobre elaboração de justificativas no processo administrativo

A Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria Geral e a Diretoria Geral Adjunta da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), promoveu, ao longo desta quinta-feira, 19, o curso “Elaboração de Justificativas no Processo Administrativo”. As aulas foram ministradas das 8h às 11h15 e das 14h às 17h15, na sala 1 da Escola do Legislativo, no primeiro andar do Palácio Maguito Vilela, e se estenderão até o dia 20 de março.

O conteúdo do curso envolve temas como legislação aplicável; o uso da linguagem simples na redação oficial; a importância das justificativas no processo administrativo; os reflexos de uma justificativa defeituosa; o princípio da motivação; dicas de como fazer justificativa em requerimentos e redigir memorando. Além de um momento de debate sobre os temas, ao final, foi realizado um quiz sobre todos os assuntos discutidos.

As aulas foram ministradas pelo assessor especial da Diretoria-Geral Adjunta, Ariston José de Araújo, advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com diploma de estudos avançados na especialidade urbanismo, planejamento territorial e meio ambiente, pela Universidade Paris XII, na França, e especialização em licitações e contratos administrativos.

Ariston ressalta que o objetivo do curso é capacitar os servidores, ajudando-os a redigir justificativas de maior qualidade e abrangência nos processos administrativos. “Esse curso é destinado a todos os servidores comissionados ou efetivos, da secretaria ou dos gabinetes, que necessitem justificar e/ou motivar decisões e respostas, ou seja, é uma ferramenta que colabora para o aprimoramento da interpretação de texto, melhorando também a forma do servidor redigir”.

A dinâmica aplicada no curso é feita de forma didática, por meio de oficinas que demonstram na prática como fazer uma boa justificativa, e que aborda uma linguagem acessível a todos, independentemente da formação.

O servidor que atua na área de mídias sociais, João Pedro, falou sobre a importância dessa iniciativa da gestão de implementar cursos como este. “Eu participo de diversos cursos de capacitação da Alego, e este é primordial para elaboração de memorandos e ofícios”, explica.

João Pedro parabeniza a nova política de gestão pela iniciativa de incentivar o conhecimento dos servidores. “É muito importante a elaboração destes cursos e palestras profissionalizantes para os servidores. É uma ferramenta para aprimorar nosso conhecimento, o curso é dinâmico, interativo e de fácil compreensão’’, completa.

A palestra teve sua primeira edição em agosto de 2023 e retornou este ano com dois dias de instruções para os servidores. A inscrição é gratuita e para qualquer colaborador da Casa que tenha interesse.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.