Colegiado analisa positivamente instituição da Política Estadual de Tratamento às Pessoas com Dor
O colegiado da CCJ aprovou o relatório favorável do deputado Veter Martins (PRD) ao projeto de lei nº 4206/23, que trata da instituição da Política Estadual de Tratamento às Pessoas com Dor em Goiás. A matéria, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), tem como objetivo incentivar a produção e a análise de indicadores para subsidiar a implementação, o monitoramento e a avaliação da linha de cuidado da assistência prestada à pessoa com dor.
Fazem parte das diretrizes do programa o incentivo à adoção de atendimento multidisciplinar às pessoas com dor; estímulo ao atendimento em saúde funcional, habilitação e reabilitação da pessoa com dor e a criação de Centros de Referência no Tratamento de Dores.
Além disso, a definição compartilhada das metas terapêuticas com a integração de todos os profissionais que assistem à pessoa com dor, por meio de troca de experiências e planejamento conjunto da terapia; a formação de uma rede de apoio à pessoa com dor, envolvendo profissionais, a família e o indivíduo.
“É sabido o número expressivo de pessoas que sofrem com dor, o que nos leva a refletir sobre o sofrimento enfrentado por elas. Nesse ponto, é importante a existência de um sistema especializado para o tratamento com protocolos específicos, profissionais especializados, diagnóstico precoce e tratamento eficaz”, argumentou o deputado, que também é médico.