Bruno Peixoto apresenta proposituras que concedem cidadania goiana a dois militares
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou à Casa de Leis dois projetos que instituem o Título de Cidadania Goiana a duas personalidades militares.
O primeiro projeto de lei, nº 5731/24, concede a honraria ao senhor José Orlando Ribeiro Cardoso, o qual possui vasta experiência profissional, militar e civil, além de condecorações.
José Orlando, nascido em Campinas, no interior de São Paulo, é bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), tendo concluído mestrado e doutorado na área. Além disso, fez o curso superior de segurança e defesa hemisférica, nos Estados Unidos da América, e estudou política, estratégia e alta administração, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e, ainda, altos estudos de política e estratégia, na Escola Superior de Guerra.
Orlando também é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e possui pós-graduação em docência do ensino superior em gerência executiva de transporte e mobilização. Além disso, especializou-se em auditoria governamental e concluiu o curso de governança corporativa, compliance e gestão de riscos. O militar possui, também, certificação de gerenciamento de projetos da Prince 2 Foundation.
A segunda propositura assinada pelo presidente, de nº 5732/24, concede o Título de Cidadania Goiana ao senhor Andrelúcio Ricardo Couto. O homenageado é natural do município mineiro de Senador Cortes. É graduado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e ingressou no Exército, no ano de 1989. Ele realizou diversos cursos durante sua trajetória: infantaria, pela Aman; aperfeiçoamento de oficiais; de segurança presidencial; curso de comando e estado-maior; além de outros.
A propositura, que objetiva homenagear a importante atuação e trajetória dos dois profissionais, foi lida em Plenário e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).