Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide propõe a criação do Dia Estadual do Acolhimento do Paciente Oncológico em Goiás

27 de Março de 2024 às 15:45

A proposta apresentada pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), de n° 5582/24, visa a institui o Dia Estadual do Acolhimento do Paciente Oncológico no Estado de Goiás, a ser celebrado, anualmente, no dia 8 de abril.

Segundo o parlamentar, a data tem os seguintes objetivos: promover a conscientização sobre a importância do acolhimento humanizado dos pacientes oncológicos;  incentivar a realização de eventos, palestras e atividades educativas relacionadas ao tema;  fomentar a criação de políticas públicas que buscam melhorar a qualidade de vida e o tratamento dos pacientes oncológicos; estimular a colaboração entre órgãos públicos, instituições de saúde, entidades privadas e a sociedade civil, para o desenvolvimento de ações de apoio aos pacientes e suas famílias.

Em justificativa, Gomide explica que o acolhimento humanizado é um componente fundamental no tratamento do câncer, influenciando positivamente a jornada de recuperação dos pacientes. A prática do acolhimento humanizado tem mostrado melhorar a adesão ao tratamento, diminuir o estresse psicológico e promover uma experiência mais digna para pacientes e familiares.

Por fim, o parlamentar ressalta que a colaboração entre diferentes setores é essencial para o desenvolvimento de uma rede de suporte eficaz. “Por meio de parcerias estratégicas, é possível ampliar o alcance das ações de acolhimento e garantir um suporte mais abrangente aos pacientes”, conclui.

A propositura será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que a distribuirá à relatoria, para averiguação de questões de constitucionalidade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.