Virmondes Cruvinel palestra sobre processo legislativo para estudantes da PUC Goiás
Comumente, alunos do curso de direito frequentam prédios públicos, especialmente os ligados ao Poder Judiciário, a fim de ampliarem seus conhecimentos sobre o dia a dia da profissão que escolheram. Dessa vez, porém, o palco do encontro entre os estudantes foi a sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), onde aproximadamente 100 alunos participaram, na tarde desta segunda-feira, 25, de uma palestra sobre processo legislativo.
Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) foram recepcionados pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB). Eles vieram acompanhados da professora Tatiana Takeda, que ministra a disciplina de prática jurídica I para o sétimo período da instituição de ensino.
“O propósito da Assembleia é estar próximo das pessoas e garantir acesso a informações de qualidade. Aqui, os acadêmicos de direito podem aprender sobre a tramitação dos processos legislativos. O deputado Bruno Peixoto, presidente da Casa, sempre nos pediu para que fizéssemos da Assembleia um espaço para audiências públicas e orientações. E é justamente isso que estamos promovendo nesta tarde”, explicou Cruvinel, que, além de anfitrião do encontro, palestrou sobre o funcionamento da Casa.
Ao falar com os discentes, Cruvinel considerou o momento “valioso”. “Me recordo de passar por essa experiência quando estudava direito”, disse antes de introduzir: “Aqui, na Alego, temos a missão da função legislativa, que tem atribuições específicas garantidas pela Constituição Federal”.
Cruvinel, que é procurador do Estado licenciado para exercício do mandato eletivo, explicou, na sequência, o passo a passo para aprovação de um projeto de lei na Casa. “Além disso, as assembleias de todo o Brasil também possuem outra função básica, que é a de fiscalizar o Poder Executivo e outros órgãos da administração pública”, complementou.
Também foi explicado aos alunos o funcionamento de cada uma das comissões instaladas no Parlamento goiano, bem como o processo de votação das matérias e vetos do Poder Executivo.
Ao comentar o encontro, Tatiana Takeda disparou: “Tenho certeza que, depois de hoje, os alunos vão ver o processo administrativo com outros olhos”. Depois de parabenizar a atenção dispensada pelo Legislativo em relação ao pedido da instituição, acrescentou se sentir feliz em proporcionar aos alunos uma experiência tão valiosa. “É importante que eles saibam como funciona o trabalho da Assembleia, o que costuma ser desconhecido por grande parte da população brasileira”, pontuou.