Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Saúde aprovou três matérias, em encontro nesta terça-feira, 26

26 de Março de 2024 às 13:40

Presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Comissão de Saúde do Parlamento goiano reuniu-se, no início da tarde desta terça-feira, 26, para a deliberação de proposituras pertinentes à temática. No encontro, três projetos de lei foram apreciados pelos membros do colegiado. Outras 19 matérias foram distribuídas à relatoria.

De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a primeira matéria colocada em apreciação, protocolada sob o nº 1743/23, tem como objetivo instituir, em Goiás, a Política de Proteção à Afasia, com o intuito de promover proteção e amparo aos cidadãos goianos que sofrem dessa condição, além de conscientizar a todos sobre a disfunção e suas consequências.

Em sua justificativa, o autor da proposta relata que a afasia tem por causas principais as lesões cerebrais, o acidente vascular cerebral (AVC) ou outras condições neurológicas. Tendo isso em vista, o parlamentar argumenta que, além das ações previstas, a prevenção à afasia passa pela promoção de hábitos saudáveis e campanhas de conscientização sobre os fatores de risco para o AVC. A matéria foi relatada pelo deputado José Machado (PSDB), com parecer favorável aprovado por unanimidade.  

Também recebeu sinal verde do colegiado o projeto de lei nº 5106/23, de autoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), que dispõe sobre a aplicação do questionário M-CHAT para realização do rastreamento de sinais precoces do autismo, em crianças com idade entre 16 e 30 meses, durante atendimentos em unidades de saúde públicas e privadas de Goiás. A propositura foi relatada pelo deputado Lucas do Vale (MDB).

O projeto de lei nº 1116/23, assinado por Dr. George Morais (PSD), por sua vez, recebeu parecer favorável com subemenda supra, aprovada pelo colegiado. Relatada por Machado, a matéria visa à instituição da Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer de Tireoide, a ser realizada anualmente na semana que inclui o Dia Internacional da Tireoide, celebrado em 25 de maio.

O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre os fatores de risco do câncer de tireoide e as formas de prevenção, além de informar sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.