Palestra sobre ganho de peso na menopausa reúne servidoras nesta terça-feira, 26
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, promoveu palestra sobre o ganho de peso na menopausa. O evento teve lugar no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela, nesta terça-feira, 26.
Encarregada de ministrar a palestra, a ginecologista da Seção de Saúde da Casa, Mariana Melo, falou sobre o motivo do medo que assombra as mulheres com a chegada da menopausa: o ganho de peso. "Ninguém quer engordar, e isso é algo que fisiologicamente acontece, porém, há formas de prevenir, com a musculação frequente e alimentação adequada", explicou.
A instrução às servidoras contou com a convidada especial, Marina Brito, que é nutricionista e especialista em doenças crônicas e cirurgia bariátrica. Ela abordou, como aspecto principal, a alimentação correta para melhorar a qualidade de vida das mulheres e ajudar na redução de peso àquelas que estão passando pela menopausa. A nutricionista ainda revela que dietas rigorosas para perda de peso são nocivas à saúde e ressalta a importância de saber se alimentar bem e apostar em alimentos saudáveis.
O evento reuniu diversas mulheres da Casa, que interagiram com dúvidas importantes. Lucimar Nascimento foi uma das servidoras que fez questão de participar e disse que ficou satisfeita com a experiência: "A palestra foi muito interessante e instrutiva, sanou todas as nossas dúvidas e trouxe muitas informações novas que desconhecíamos".
Ao final das explanações, Mariana Melo divulgou o próximo evento, que contará com uma profissional em dermatologia. O tema será os efeitos da menopausa sobre a pele e os cuidados a serem tomados.
A Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho tem um projeto com foco na saúde da mulher, para ser desenvolvido ao longo de 2024. Serão promovidas várias palestras direcionadas a esse público, sobre os assuntos que envolvem a saúde feminina, principalmente relacionado à menopausa, que ainda é um assunto pouco debatido. "Nós falamos pouco sobre o que é a menopausa e o que acontece com a mulher nesse período, no dia a dia. É preciso falar e explicar como lidar com os sintomas", explica a ginecologista Mariana Melo, responsável pela iniciativa.