Maçonaria e profissionais de Trindade recebem homenagem da Alego, por iniciativa do deputado Dr. George Morais
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT), homenageou, com a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira e Certificado do Mérito Legislativo, representantes da maçonaria e profissionais de diversas áreas do município de Trindade. A sessão solene, na noite dessa segunda-feira, 1º, também marcou as comemorações do aniversário da Loja Maçônica Trindade 58, que foi fundada em fevereiro de 1976 e celebra 48 anos de serviços prestados à comunidade daquele município.
Compuseram a mesa diretiva da solenidade, ao lado do propositor da homenagem: o procurador-geral da Advocacia Geral da União, Claud Vagner Gonçalves Dias; a governadora do Rotary Internacional para Goiás, Distrito federal e Tocantins, Sandra Gonçalves Dias; o venerável Mestre da Loja Trindade 58, Octavio Dias de Oliveira Neto; o venerável Mestre da Loja Acácia Abadiense, Tulio Arantes Gonçalves Silva; o deputado estadual maçônico do Grande Oriente do Brasil Goiás, Emanuel Dias de Araújo; e o representante da Loja Maçônica Vitalino Clemente Peixoto, Isami Kalil Ghannoum.
Ao iniciar os trabalhos, George Morais lembrou da frase célebre de Aristóteles de que não existe honraria em receber homenagem, mas sim em merecê-la. “E vocês merecem. Conheço a história de cada um aqui e também de várias lideranças que são destaque, tanto na política quanto no comércio de Trindade. Muitas vezes os companheiros são os últimos a serem lembrados. Nós fazemos questão de que nossos amigos sejam os primeiros a serem homenageados.”
Em seguida, foi exibido vídeo elaborado por ele e pela deputada federal Flávia Morais (PDT) que mostra a atuação da maçonaria em Trindade. E antes do início dos discursos, a dupla trindadense Maurício e Eduardo, que também foi homenageada com o Certificado do Mérito Legislativo, fez uma apresentação musical.
Preconceito
Em sua fala, da tribuna, Morais lembrou que a maçonaria ainda é vítima de muito preconceito e até de notícias falsas, vindas de pessoas que não entendem os verdadeiros princípios da instituição. Ele disse que, apesar disso, a maçonaria tem uma contribuição imensurável para o País e, em Trindade, não é diferente. “A maçonaria de Trindade ajudou a construir quando havia poucos serviços na cidade e vocês foram verdadeiros guerreiros.”
Morais falou do dom de servir ao próximo, próprio da maçonaria, e do seu trabalho como deputado e como médico. “Essa homenagem, tudo isso, é como se vocês pudessem repetir essas palavras que estou dizendo aqui, porque eu tenho certeza que elas se encaixaram em cada um de vocês. Todos vocês fazem história e fazem diferença.”
Em seguida o deputado fez a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao Venerável Mestre da Loja Trindade 58, Octavio Dias de Oliveira Neto, e ao venerável Mestre da Loja Acácia Abadiense, Tulio Arantes Gonçalves Silva.
Octavio agradeceu ao deputado pela recepção a toda família maçônica presente no evento e pela concessão da honraria. Para ele, a homenagem se estende a todos os membros da instituição em Trindade, mas especialmente à família da Loja 58. “É muito importante porque incentiva outros irmãos a assumirem a venerança na nossa Loja, a outras pessoas virem fazer parte da nossa instituição. Nós não fazemos homens bons, nós buscamos pessoas boas e lá nós as lapidamos.”
Discursou, na sequência, o representante da Loja Maçônica Vitalino Clemente Peixoto, Isami Kalil Ghannoum, que também agradeceu a homenagem oferecida. Kalil lembrou a trajetória de George Morais na maçonaria, destacando que quando ele foi prefeito de Santa Bárbara articulou a doação do terreno para a construção da Loja Vitalino Clemente Peixoto.
Segundo ele, o ato de Morais contribuiu para o crescimento da Loja. “Hoje nossa Loja está a todo vapor. Estamos lá trabalhando com afinco em favor de nossa sociedade, como devemos ser como maçons. O nosso trabalho é diuturnamente em prol da sociedade e dos menos favorecidos. E nos aperfeiçoando com amor e com dedicação. Esse é o nosso objetivo.”
O venerável mestre da Loja Acácia Abadiense, Tulio Arantes Gonçalves Silva, falou da satisfação em receber o reconhecimento do Poder Legislativo à instituição. “A maçonaria participa de vários projetos de filantropia, mas busca discrição em seus atos. Ela entende que o que se faz com uma mão, a outra não precisa saber. Então, aqui hoje, nessa solenidade a gente vê o reconhecimento desse trabalho.”
Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a professora Maria Lúcia Rodrigues falou em nome dos homenageados com a comenda. Ela agradeceu ao casal George e Flávia Morais pelo que já realizaram por Trindade e reconhecimento ao trabalho de cada um. “Eu agradeço imensamente por tudo que vocês fizeram por nós em Trindade. E agradeço por esse momento de estar aqui, com todos vocês recebendo essa honra ao mérito. Cada um de nós, que estamos aqui, temos nosso tijolinho nas coisas boas que acontecem em Trindade.”
A deputada Flávia Morais também discursou, agradecendo a contribuição de cada um dos agraciados para o desenvolvimento do município que representam. Ela colocou o seu mandato à disposição de todos que trabalham por essa causa. “Sabemos que todos nós estamos aqui por uma luta justa, uma causa sempre nobre, que é cuidar das pessoas, cuidar do povo goiano. E é por isso que nós estamos lá. Nosso mandato não é nosso, é de todos que nos representam, que nós representamos, por isso estamos lá à disposição de cada um de vocês."
Após o encerramento das falas, os outros homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, a sessão foi encerrada.