Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Clecio Alves promoveu sessão solene para homenagear os 87 anos do Atlético Clube Goianiense

03 de Abril de 2024 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Deputado Clecio Alves promoveu sessão solene para homenagear os 87 anos do Atlético Clube Goianiense
Sessão solene em homenagem aos 87 anos do Atlético Clube Goianiense

Na noite dessa terça-feira, 2, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou os 87 anos do Atlético Clube Goianiense (ACG). A solenidade em homenagem ao clube foi proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), que entregou Certificado do Mérito Legislativo a administradores, torcedores e outros colaboradores do clube, fundado em 2 de abril de 1937. As cores rubro-negras coloriram o Plenário Iris Rezende Machado durante a sessão em homenagem ao único time goiano que, atualmente, disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol da série A.  

Na mesa de trabalhos, além de Clécio Alves, estiveram: o presidente do Atlético, Adson José Batista; o diretor de patrimônio do clube, José Alves Firmino, no ato representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); e o ex-presidente do clube Maurício Sampaio. Também tiveram assento na mesa, o membro da Comissão de Direito Municipal e Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Carlos Eduardo Barros, o ex-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Luan Alves, o torcedor símbolo do time, Manoel Alves Magalhães, e a torcedora Tatiana Linhares, representando a torcida feminina do ACG.

Clécio Alves justificou a homenagem pelo momento ímpar que o Atlético vive em sua história, em vias de conquistar o tricampeonato estadual e sendo o único time goiano a representar o Estado na elite do futebol brasileiro. “O Estado de Goiás, com isso, se realiza. Eu, não só como cidadão goianiense, mas como torcedor do Atlético, deputado estadual, vice-presidente da Assembleia, vereador de Goiânia por seis mandatos, estou muito feliz. E tenho certeza, no próximo domingo, nós torcemos, queremos, acreditamos que o Atlético vai conquistar o tricampeonato com mérito absoluto.”

O deputado lembrou de toda a história do clube, segundo ele, marcante em toda a sua trajetória, inclusive se reerguendo depois de uma crise que quase o levou à extinção. “Goiânia, Goiás, sabem, reconhecem, respeitam e aplaudem esse time que nos orgulha, inclusive a partir da semana que vem já enfrentando o Flamengo na série A do campeonato brasileiro.”

O presidente Adson Batista agradeceu o deputado pela iniciativa da homenagem. E ressaltou o bom momento vivido pela agremiação, com muitos motivos para comemorar os 87 anos. “Muitas conquistas, um clube saneado, com uma boa estrutura e com grandes objetivos de crescimento a médio e longo prazos”, afirmou.

TV Assembleia Legislativa

Adson também agradeceu à TV Assembleia Legislativa que transmitiu os jogos do campeonato goiano, o que para ele, reforça a competição.

Sobre a expectativa para o jogo da final do Goianão, no próximo domingo, contra o Vila Nova, o dirigente disse que está confiante e que o clube está pronto para o próximo desafio que vai enfrentar. “Espero que a gente possa dar o presente para a torcida, que é conquistar o tricampeonato. Que o Atlético possa fechar com chave de ouro. Nossa expectativa é fazer um bom Brasileiro e representar bem o Estado de Goiás.”

A servidora da Alego Priscila Helen foi uma das homenageadas com o Certificado do Mérito Legislativo. Torcedora apaixonada do Dragão, desde os 13 anos de idade, a assessora parlamentar não perde um jogo do time, em Goiânia. E vai sozinha ao estádio, já que a mãe torce para o Goiás e o pai, para o Goiânia. No evento, ela era só alegria pela homenagem recebida. “Eu estou muito feliz por fazer parte desse aniversário do Atlético, meu time do coração. E também muito contente por ter sido escolhida para ser homenageada.”

Falando em nome dos homenageados, Itamir Campos Arantes Júnior pontuou que o Atlético ostenta história e tradição, já que é o mais antigo da capital e que hoje vive um momento de plenitude. “É um time que dá orgulho não só aos atleticanos, mas dá orgulho aos goianos e goianienses. Porque hoje nós somos donos do melhor ataque, nós somos donos da melhor performance. Temos 14 vitórias consecutivas, o melhor aproveitamento. É o time que mais vale no Centro-Oeste. Então hoje, nós estamos em glórias.”

Ele agradeceu a todos os gestores que passaram pelo clube e ajudaram a fazer a história vitoriosa do time. “O futebol do Atlético hoje é um futebol de gente grande”, concluiu o torcedor.

O clube

O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 2 de abril de 1937, no bairro histórico de Campinas, e tem como mascote um dragão. O time foi campeão estadual 17 vezes e vice-campeão estadual por 18 vezes, além de ser marcado pelo feito de obter o título de vice da Copa do Brasil Central no ano de 1967.

Após conquistar quatro títulos nacionais, o rubro-negro se tornou um dos maiores campeões brasileiros do Centro-Oeste. O primeiro foi o Torneio da Integração Nacional, disputado em 1971. Na sequência, o Dragão foi bicampeão da Série C (1990 e 2008) e ganhou o maior título de sua história, em 2016, quando conquistou o Brasileiro Série B. No Campeonato Goiano, o clube já foi campeão por 17 vezes. 

Ao comemorar seus 87 anos de atuação, o Atlético poderá alcançar mais um título, ou seja, campeão goiano de 2024, caso empate ou perca por um gol na segunda partida contra o Vila Nova, no próximo domingo, dia 7.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.