Deputado Clecio Alves promoveu sessão solene para homenagear os 87 anos do Atlético Clube Goianiense
Na noite dessa terça-feira, 2, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou os 87 anos do Atlético Clube Goianiense (ACG). A solenidade em homenagem ao clube foi proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), que entregou Certificado do Mérito Legislativo a administradores, torcedores e outros colaboradores do clube, fundado em 2 de abril de 1937. As cores rubro-negras coloriram o Plenário Iris Rezende Machado durante a sessão em homenagem ao único time goiano que, atualmente, disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol da série A.
Na mesa de trabalhos, além de Clécio Alves, estiveram: o presidente do Atlético, Adson José Batista; o diretor de patrimônio do clube, José Alves Firmino, no ato representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); e o ex-presidente do clube Maurício Sampaio. Também tiveram assento na mesa, o membro da Comissão de Direito Municipal e Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Carlos Eduardo Barros, o ex-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Luan Alves, o torcedor símbolo do time, Manoel Alves Magalhães, e a torcedora Tatiana Linhares, representando a torcida feminina do ACG.
Clécio Alves justificou a homenagem pelo momento ímpar que o Atlético vive em sua história, em vias de conquistar o tricampeonato estadual e sendo o único time goiano a representar o Estado na elite do futebol brasileiro. “O Estado de Goiás, com isso, se realiza. Eu, não só como cidadão goianiense, mas como torcedor do Atlético, deputado estadual, vice-presidente da Assembleia, vereador de Goiânia por seis mandatos, estou muito feliz. E tenho certeza, no próximo domingo, nós torcemos, queremos, acreditamos que o Atlético vai conquistar o tricampeonato com mérito absoluto.”
O deputado lembrou de toda a história do clube, segundo ele, marcante em toda a sua trajetória, inclusive se reerguendo depois de uma crise que quase o levou à extinção. “Goiânia, Goiás, sabem, reconhecem, respeitam e aplaudem esse time que nos orgulha, inclusive a partir da semana que vem já enfrentando o Flamengo na série A do campeonato brasileiro.”
O presidente Adson Batista agradeceu o deputado pela iniciativa da homenagem. E ressaltou o bom momento vivido pela agremiação, com muitos motivos para comemorar os 87 anos. “Muitas conquistas, um clube saneado, com uma boa estrutura e com grandes objetivos de crescimento a médio e longo prazos”, afirmou.
TV Assembleia Legislativa
Adson também agradeceu à TV Assembleia Legislativa que transmitiu os jogos do campeonato goiano, o que para ele, reforça a competição.
Sobre a expectativa para o jogo da final do Goianão, no próximo domingo, contra o Vila Nova, o dirigente disse que está confiante e que o clube está pronto para o próximo desafio que vai enfrentar. “Espero que a gente possa dar o presente para a torcida, que é conquistar o tricampeonato. Que o Atlético possa fechar com chave de ouro. Nossa expectativa é fazer um bom Brasileiro e representar bem o Estado de Goiás.”
A servidora da Alego Priscila Helen foi uma das homenageadas com o Certificado do Mérito Legislativo. Torcedora apaixonada do Dragão, desde os 13 anos de idade, a assessora parlamentar não perde um jogo do time, em Goiânia. E vai sozinha ao estádio, já que a mãe torce para o Goiás e o pai, para o Goiânia. No evento, ela era só alegria pela homenagem recebida. “Eu estou muito feliz por fazer parte desse aniversário do Atlético, meu time do coração. E também muito contente por ter sido escolhida para ser homenageada.”
Falando em nome dos homenageados, Itamir Campos Arantes Júnior pontuou que o Atlético ostenta história e tradição, já que é o mais antigo da capital e que hoje vive um momento de plenitude. “É um time que dá orgulho não só aos atleticanos, mas dá orgulho aos goianos e goianienses. Porque hoje nós somos donos do melhor ataque, nós somos donos da melhor performance. Temos 14 vitórias consecutivas, o melhor aproveitamento. É o time que mais vale no Centro-Oeste. Então hoje, nós estamos em glórias.”
Ele agradeceu a todos os gestores que passaram pelo clube e ajudaram a fazer a história vitoriosa do time. “O futebol do Atlético hoje é um futebol de gente grande”, concluiu o torcedor.
O clube
O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 2 de abril de 1937, no bairro histórico de Campinas, e tem como mascote um dragão. O time foi campeão estadual 17 vezes e vice-campeão estadual por 18 vezes, além de ser marcado pelo feito de obter o título de vice da Copa do Brasil Central no ano de 1967.
Após conquistar quatro títulos nacionais, o rubro-negro se tornou um dos maiores campeões brasileiros do Centro-Oeste. O primeiro foi o Torneio da Integração Nacional, disputado em 1971. Na sequência, o Dragão foi bicampeão da Série C (1990 e 2008) e ganhou o maior título de sua história, em 2016, quando conquistou o Brasileiro Série B. No Campeonato Goiano, o clube já foi campeão por 17 vezes.
Ao comemorar seus 87 anos de atuação, o Atlético poderá alcançar mais um título, ou seja, campeão goiano de 2024, caso empate ou perca por um gol na segunda partida contra o Vila Nova, no próximo domingo, dia 7.