Em sessão solene nesta quarta-feira, 3, deputado Clécio Alves prestou homenagens a profissionais da saúde
Por iniciativa do deputado Clécio Alves (Republicanos), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quarta-feira, 3, sessão solene para entrega do Título de Cidadania Goiana e do Certificado do Mérito Legislativo para profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e odontólogos. Por oportuno, o evento também comemorou a Semana da Saúde, oficializada pelo Ministério da Saúde.
Além do parlamentar propositor da sessão, a mesa dos trabalhos foi composta por: secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara; superintendente municipal de Vigilância em Saúde de Goiânia, Pedro Guilherme; secretário-executivo de Saúde de Goiânia, Quésede Henrique; psicóloga Adriana Carla; ex-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves; e pastor da Igreja Esperança de Aparecida de Goiânia, Ronny Marcos.
Ao usar a tribuna, o parlamentar relembrou sua história no parlamento municipal e fez referências ao trabalho do atual secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, que recebeu o Título de Cidadania Goiana. “Ele tem os olhos voltados para a saúde da população de Goiânia. Já é notória a mudança que a saúde de Goiânia está tendo sob seu comando, graças a sua gestão. Para que a saúde possa entregar aquilo que a população precisa, é necessário comando, para que a área possa receber a atenção e o cuidado que ela merece e precisa."
Após ser homenageado, o secretário agradeceu a honraria e destacou o livro de sua autoria, “A Saúde Tem Cura”, que narra sua experiência profissional como médico e gestor. Segundo o secretário, a saúde em Goiânia tem condições de ser um exemplo para o Brasil. Isso porque tem uma população que vive em condições melhores do que a média do País.
Segundo Polara, mesmo nas periferias mais distantes, as pessoas vivem em áreas ordenadas; não é como São Paulo, onde as invasões vão se “amontoando” e as pessoas vivem em condições muito piores de saneamento, mais aglomeradas. “A infraestrutura de Goiânia é boa”, analisou.
Ainda segundo o gestor, apesar de pouco tempo à frente da pasta, a saúde em Goiânia é um exemplo. “Nós não temos filas de cirurgia, o paciente faz a consulta e sai com o seu exame marcado. Não temos falta de nenhum medicamento, nossas finanças estão equalizadas, e isso foi um trabalho árduo de toda nossa equipe."
Homenageados
Depois de receber o Certificado de Mérito Legislativo, o gerente administrativo da saúde de Goiânia, Dyherley Ângelo Nunes Caetano, falou em nome dos homenageados e relembrou as ações de Clécio Alves como vereador. “Aqui tem psicólogo, médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, enfim todos os profissionais que compõem a área da saúde. E todos sabem que quem está na saúde tem que dedicar sua vida pelo outro. Agradeço a todos aqui e parabenizo pela dedicação, carinho, esforço e a paixão pelo cuidar.”
A psicóloga Janaína de Lima Luz destacou a sensação de ser agraciada. “Várias pesquisas comprovam que maior que o reconhecimento financeiro é o reconhecimento social. Então, você honrar aqueles que dão a vida por vidas é de grande importância”, agradeceu.
Por fim, a terapeuta ocupacional Lucimeire Alves de Souza pontua a atuação profissional em prol da comunidade e se disse muito lisonjeada com a honraria recebida, contando que trabalha com crianças autistas e deficientes visuais e com pessoas que têm dificuldade de se inserir nas atividades da vida diária.