Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, Alego homenageou o Lions Clubs International, na noite de 6ª-feira

08 de Abril de 2024 às 07:10
Crédito: Carlos Costa
Por iniciativa do deputado Dr. George Morais, Alego homenageou o Lions Clubs International, na noite de 6ª-feira
Sessão solene em homenagem aos Lions Clubs International

A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, na noite de sexta-feira, 5, sessão solene extraordinária para homenagear integrantes do Lions Clubs International. A iniciativa foi do deputado Dr. George Morais (PDT), que é integrante do Lions de Trindade. Na sessão, o advogado Isaías Costa Dias foi agraciado com o Título de Cidadania Goiana.

A solenidade foi realizada no plenário Iris Rezende Machado. Estiveram à mesa de trabalhos com o deputado George Morais, que presidiu a sessão: a deputada federal Flávia Morais (PDT); o advogado Isaías Costa Dias; o presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB, Heraldo da Silva Pereira; a governadora do Distrito LB 2, Nassara Hanna Georges; o presidente da Associação de Governadores do Distrito Múltiplo L, Juventino Figueira Borges; o presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), Zander Campos da Siva; a vice-presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB, Ana Maria Teófilo; e a presidente do Lions Clube Goiânia Norte,  Maria do Carmo Costa Dias.

Ao iniciar o evento, Maria do Carmo Dias retribuiu a condecoração recebida, presenteando o casal George e Flávia Morais com um vaso de flor e um quadro com a gravura de um leão e uma leoa, animais que representam a instituição. Em seguida, George Morais entregou ao advogado Isaías Costa Dias o título de cidadania, conforme Lei estadual nº 22.152/23.  

Em seu discurso, Isaías agradeceu ao deputado pela concessão do título que deu a ele a cidadania goiana e estendeu o agradecimento ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e ao governador Ronaldo Caiado (UB). Isaías contou sua história de vida, destacando os aspectos familiar e profissional. E disse que o que importa não são as pessoas, mas as ideias que defendem. E revelou que chegou a Goiás em 1998, vindo do Pará, onde já fazia parte do Lions e, aqui, logo ingressou no Lions Clube Goiânia Norte, onde permanece até hoje.   

O novo cidadão goiano falou da importância do sentimento de pertencimento, seja onde for, porque é o que gera vínculos de lealdade, respeito, companheirismo e, acima de tudo, de confiança. “Forte como a oração, o pertencimento é aquela percepção que você tem de sentir-se parte de um grupo social, de uma congregação ou de uma família.”

Servir

Isaías também lembrou que o lema dos leonistas é servir. Por isso o Lions é um parceiro quase que obrigatório de todos os gestores municipais, na implementação de serviços sociais, como no combate à fome, à diabetes, os abrigos de idosos e os serviços da visão, os quais a Fundação de Olhos tem expertise em Goiás e no Brasil.

Na sequência da solenidade, foi exibido um vídeo em que George Morais e Flávia Morais detalham o trabalho do Lions Clube.

Em sua fala o deputado ressaltou que o ingresso no Lions Clube contribuiu, em grande parte, para despertá-lo para a missão que ele assumiu, de servir ao próximo.

George Morais falou da importância de praticar o amor ao próximo e contribuir para um mundo melhor, especialmente nos tempos atuais, em que as pessoas têm cultuado o ódio e a desunião. Ele explicou que foi para cultivar essa prática que ele e a deputada Flávia criaram a rede “Semeando o Bem”, que dissemina a boa colheita através da boa semeadura, inclusive na política. “Eu queria convidá-los para que vocês possam fazer parte conosco dessa caminhada, para que possamos começar a construir uma política do bem, uma política cada vez mais saudável.”

Segundo Morais, o Lions também tem essa mesma visão de mundo e, por esse motivo, a homenagem realizada é mais que justa. “É por isso que eu fico muito honrado em fazer esse reconhecimento”, afirmou.

Em seguida, o presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Zander Campos da Silva, sublinhou que Flávia Morais já destina, há vários anos, emendas que ajudam a financiar o trabalho da instituição e, com as emendas impositivas na Assembleia Legislativa, George Morais também passou a enviar recursos que têm garantido o atendimento de pessoas carentes pela Fubog.

Ele pontuou que, além de enviar as emendas, Flávia Morais, como líder da bancada goiana, faz gestão junto aos outros deputados para que também destinem recursos para a fundação. “Se hoje a Fundação Banco de Olhos de Goiás, com 85 médicos, sendo a melhor residência em oftalmologia no País, atende hoje pacientes dos 246 municípios é porque o casal George e Flávia está nos ajudando."

Em seguida, Zander Campos entregou a George e Flávia o Certificado de Apreciação, uma das maiores condecorações ofertadas pelo Lions Clube International. A comenda é entregue em reconhecimento ao trabalho de líderes comunitários, no mundo inteiro, que buscam ajudar as pessoas.

Sonho

Representando os leonistas homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo, a vice-presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB, Ana Maria Teófilo, fez uso da palavra. Ela disse que há 107 anos o Lions Clube é produto de um sonho, de servir as pessoas. Segundo ela, hoje a instituição já chegou ao número de 1,5 bilhão de pessoas atendidas em 206 países.

Ela lembrou que um desses sonhos realizados pelo Lions foi o hospital Fundação Banco de Olhos de Goiás, que é uma referência na oftalmologia do país e no serviço leonístico mundial.

Por fim, ela agradeceu aos companheiros de Lions e a homenagem feita à instituição, conclamando a todos a seguirem na missão de servir ao próximo. “Sigamos construindo um caminho melhor para muitos, todos os dias. Somo felizes porque somos leões.”  

A deputada Flávia Morais lembrou que começou a participar do Lions ainda criança, quando teve o primeiro contato com o trabalho social. “Foi aqui que eu aprendi, que eu comecei a identificar em mim essa vocação, esse prazer em servir. Descobri e aprendi valores importantíssimos que hoje pautam minha vida pública, como o companheirismo e a lealdade”, disse.

A deputada citou o orgulho que tem de ser membro do Lions e ser companheira de tantas pessoas, que dedicam parte do seu tempo para ajudar o próximo. “Hoje as pessoas mal têm tempo para cuidar de suas próprias coisas, da sua casa, da sua família. Hoje todo mundo vive sem tempo. Então hoje ainda mais tem valor essa escolha, de cada um de nós, de poder trabalhar, de servir ao próximo, de forma voluntária.”

Impacto positivo

O Lions Clubs International tem a missão de melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios que impactam vidas em todo o mundo, além de promover a paz e a compreensão internacional.

A entidade é formada por mais de 1,4 milhão de pessoas, que têm a missão de colocar a bondade em ação. Elas estão reunidas em mais de 49 mil clubes, espalhados pelo mundo. Os leões e leoas ajudam centenas de milhões de pessoas todos os anos.

Atualmente, o Lions Clubs International atua em oito causas globais: câncer infantil, diabetes, socorro após catástrofes, meio ambiente, esforços humanitários, fome, visão e juventude, além de algumas iniciativas especiais, como serviços de reassentamento de refugiados, recuperação para vítimas de catástrofes, crise humanitária na Ucrânia e visão para crianças.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.