Delegado Eduardo Prado destaca o esporte como fator de desenvolvimento pessoal e social

08 de Abril de 2024 às 10:00

Ao discursar na sessão solene que ocorre na manhã desta segunda-feira, 8, em homenagem aos talentos desportivos de Goiás, o propositor da solenidade, deputado Delegado Eduardo Prado (PL), destacou o impacto do esporte na vida das pessoas.

“É uma honra poder homenagear todos os desportistas, pois assim também estamos homenageando os seus familiares e aqueles que os incentivam. Porque a gente sabe que por trás da atividade de um atleta, da luta pelo esporte, muitas vezes sem apoio financeiro, sem apoio do Estado, a família é essencial nesse processo”, afirmou.

Prado destacou que os desportistas inspiram a todos. "Os grandes desportistas que estamos homenageando nesta sessão solene não são apenas ícones do desporto, mas também agentes de mudança na sociedade. Eles não se limitam a conquistar troféus e recordes, mas também se dedicam a causas nobres e trabalham incansavelmente para fazer do mundo um lugar melhor. Suas ações exemplares transcendem as fronteiras do campo de jogo e nos lembram da importância de usar o sucesso profissional para causar um impacto positivo no mundo”, frisou.

O legislador lembrou que, para se tornar um grande desportista, é preciso passar por desafios, sacrifícios e dedicação intensa. “São necessárias horas intermináveis de treino, resiliência diante das derrotas e uma paixão ardente que nunca se apaga. Os grandes desportistas que estamos homenageando são testemunhas vivas dessa jornada árdua, mas gratificante. Eles nos mostram que, com determinação e perseverança, é possível superar qualquer obstáculo e alcançar os mais altos patamares de sucesso.”

Ferramenta

O parlamentar realçou, ainda, a importância do desporto na recuperação de jovens e crianças. Ele lembrou que o esporte não é apenas uma atividade física, mas é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. Ele ensina valores, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e superação de desafios, fundamentais para o crescimento saudável e equilibrado das novas gerações. "Para os jovens em situações desfavoráveis, o esporte pode ser um farol de esperança e oportunidade. Ele oferece um refúgio seguro, longe das adversidades do mundo, e proporciona um ambiente propício para o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.”

O legislador disse que os atletas são modelos inspiradores para os jovens, mostrando-lhes que, independentemente de suas origens ou circunstâncias, eles têm o potencial de alcançar grandes feitos e realizar seus sonhos. O deputado encerrou seu discurso com a frase de um dos maiores atletas da história, o norte-americano Michel Jordan: “Se há uma característica comum aos grandes campeões, é a habilidade de manter o foco”.

Agência Assembleia de Notícias