Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego concede primeiro aval à política de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional para pessoas com síndrome de Down

10 de Abril de 2024 às 16:04

O Plenário da Alego concedeu, nesta quarta-feira, 10, primeiro aval ao projeto nº 1775/23, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que trata sobre a instituição de uma política voltada a fazer diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional às pessoas com síndrome de Down. 

Dentre as diretrizes do projeto, que segue para votação em definitivo, estão o estímulo ao diagnóstico precoce da síndrome durante a gestação; a participação da família da pessoa com a síndrome na definição e controle das ações e serviços de saúde; e o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico e científico, voltados tanto ao aspecto da detecção precoce, quanto ao tratamento de base terapêutica e medicamentosa, quando se fizer necessário.

Cezar justifica que as pessoas que têm a síndrome precisam de serviços de saúde que propiciem um tratamento qualificado, sendo essencial o apoio à pesquisa, aos desenvolvimentos tecnológico e científico, visando à capacitação dos profissionais multidisciplinares. Ele, ainda no documento, explica que a síndrome de Down não é doença, mas, sim, uma condição inerente à pessoa. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.