Bruno Peixoto promove sessão solene dedicada ao Dia do Exército Brasileiro, nesta quarta-feira, 17

16 de Abril de 2024 às 19:50

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do presidente Bruno Peixoto (UB), promoverá, nesta quarta-feira, 17, sessão solene extraordinária em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, com entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, do Título Honorífico de Cidadania Goiana e do Certificado do Mérito Legislativo para militares. A solenidade está prevista para iniciar às 19 horas, no Plenário Iris Rezende Machado.

O Dia do Exército Brasileiro é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no Estado de Pernambuco. Esta data homenageia a força e a presença do Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira. E, na oportunidade, ocorreram as principais ações bélicas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região. Nesse episódio, um grupo de brasileiros de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa. Atualmente, o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância dessa Força Armada.

O parlamentar justifica que tal reconhecimento é de grande importância, pois o Exército é uma das corporações que compõem as Forças Armadas do Brasil e que, junto com a Marinha e a Aeronáutica, garante a segurança do País, assegura o respeito às leis, atua na defesa da soberania brasileira e preserva a ordem e o cumprimento dos limites estabelecidos pela Constituição Federal.

Título de Cidadania

Durante a sessão, o comandante do Comando de Operações Especiais general de brigada Andrelucio Ricardo Couto receberá o Título de Cidadania Goiana. O homenageado é natural do município mineiro de Senador Cortes. É graduado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e ingressou no Exército, no ano de 1989. Ele realizou diversos cursos durante sua trajetória: infantaria, pela Aman; aperfeiçoamento de oficiais; de segurança presidencial; curso de comando e estado-maior..

Também será homenageado com o Título de Cidadania Goiana nesta noite o atual presidente do Ipasgo, José Orlando Ribeiro Cardoso, o qual possui vasta experiência profissional, militar e civil, além de condecorações.

José Orlando, nascido em Campinas, no interior de São Paulo, é bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), tendo concluído mestrado e doutorado na área. Além disso, fez o curso superior de segurança e defesa hemisférica, nos Estados Unidos da América, e estudou política, estratégia e alta administração, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e, ainda, altos estudos de política e estratégia, na Escola Superior de Guerra.

Orlando também é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e possui pós-graduação em docência do ensino superior em gerência executiva de transporte e mobilização. Além disso, especializou-se em auditoria governamental e concluiu o curso de governança corporativa, compliance e gestão de riscos. O militar possui, também, certificação de gerenciamento de projetos da Prince 2 Foundation.

Comenda de mérito

A mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo goiano, Medalha Pedro Ludovico Teixeira, foi instituída a partir da Resolução nº 855, de 4 de dezembro de 1991, e tem por objetivo condecorar e reconhecer a pessoa merecedora por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias