Parlamento goiano homenageia os 50 anos da Agos, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado

17 de Abril de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene comemora os 50 anos da Agos

Donos de supermercado de Goiás foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade, realizada na noite dessa terça-feira, 16, também celebrou os 50 anos da Associação Goiana dos Supermercados (Agos).

A iniciativa da homenagem, aprovada em Plenário pela Casa, foi do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que presidiu a sessão solene. Na composição da mesa diretiva também estiveram: o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto; o presidente do grupo José Alves, José Alves Filho; o vice-presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva; a prefeita de Campo Limpo, Graciele Marta do Nascimento (UB); o vereador pela Capital Denício Trindade (UB), representando a Câmara Municipal de Goiânia; o diretor da Agos, José Nakamura; o diretor do Conselho Administrativo da Agos, Suail Alcântara; e o diretor da Associação Comercial e Industrial de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Flávio Palmerston.

O deputado Eduardo Prado, em seu discurso, ressaltou a honra e o orgulho em poder prestar homenagem à Associação Goiana dos Supermercados que, segundo ele, reconhece o papel vital da entidade não apenas no setor comercial, mas também no desenvolvimento econômico e social do Estado.

O parlamentar sublinhou que, com o passar do tempo, os supermercados passaram a ter uma outra representatividade. “Ao longo dos anos, os supermercados se tornaram muito mais do que simples locais de compra e venda. Eles são verdadeiros centros de convivência, onde as famílias se encontram, os produtores locais encontram um canal para comercializar seus produtos e a comunidade encontra comodidade em momentos de necessidade.”

Prado lembrou que a categoria é responsável por grande fatia do crescimento econômico do País e do Estado. “Hoje nós temos 600 associados na Agos, temos 3 mil supermercados em Goiás. Temos R$ 1 trilhão em vendas no Brasil em 2023 e 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foram em virtude das transações comerciais dos nossos supermercados. Isso mostra a força que os supermercadistas significa.”

Por fim, o deputado citou as ações que tem exercido durante seu mandato no sentido de atender as demandas da classe, como o posicionamento contra o aumento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), proposto pelo Governo do Estado, o apoio à campanha “De Olho na Validade” e ainda as muitas lutas durante a pandemia de covid-19.

Dificuldades

Na sequência, o presidente do grupo José Alves, José Alves Filho, que, por 30 anos, foi empresário do ramo supermercadista, falou aos presentes, lembrando das dificuldades de empreender no ramo. “Quem é supermercadista tem que estar disposto a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, porque é um setor que exige dos empresários, exige muito daqueles que operam o supermercado, mas é o que enobrece muito esse setor empresarial”.

Apesar de não estar mais no segmento, Alves Filho, que foi um dos homenageados da noite,  colocou-se à disposição dos supermercadistas. “Temos orgulho de fazer parte da história desse setor e nós, do grupo José Alves, somos parceiros da Agos. Continuaremos sendo. E estaremos sempre à disposição de todos vocês naquilo que estiver ao nosso alcance. E, no que não estiver, nós vamos dar um jeitinho de fazer da mesma forma.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, falou em nome dos homenageados. O empresário expôs seu entusiasmo por estar reunido com a categoria para refletir sobre os 50 anos de história da Agos. Segundo ele, nessas cinco décadas da entidade, foi possível testemunhar não só o crescimento da associação mas também o fortalecimento e a prosperidade de todos os membros.

“Nesse ambiente tão competitivo, encontrar formas de unir nossos interesses comuns é essencial. A Agos desempenha um papel fundamental ao representar e promover esses interesses coletivos e ao unir supermercadistas e fornecedores”, afirmou Couto, ressaltando o papel dos supermercados não apenas como locais de compra, mas como verdadeiros pilares de sustentação social e econômica. Ele pediu aos agentes públicos e para a população que olhem para o segmento com carinho.

O empreendedor também falou dos benefícios que os empresários têm ao se associarem à Agos, como a formação oferecida pela Escola Agos, o acesso privilegiado a recursos especializados e a credibilidade associada ao selo Carrinho de Ouro. “Talvez a mais valorosa seja o apoio e a colaboração que encontramos em nossa comunidade. Ao nos unirmos, compartilhamos não apenas experiências, mas também oportunidades e estratégicas que impulsionam o crescimento e a inovação. E não podemos esquecer do poder de nossa rede de contatos. Em um setor onde as conexões são fundamentais, a Agos oferece um ambiente propício para conhecermos nossos colegas, formar parcerias e até mesmo construir amizades duradouras.”

Em seguida, Eduardo Prado entregou o Certificado do Mérito Legislativo aos demais homenageados da noite. E, após o encerramento da solenidade, a Agos ofereceu um coquetel aos presentes, realizado no Restaurante Cora.

Agência Assembleia de Notícias