Ícone alego digital Ícone alego digital

Escola do Legislativo promove curso sobre organização de eventos nesta 4ª-feira, 17. Atividade prossegue à tarde

17 de Abril de 2024 às 10:05
Crédito: Carlos Costa
Escola do Legislativo promove curso sobre organização de eventos nesta 4ª-feira, 17. Atividade prossegue à tarde
Abertura da turma vespertina do curso de "Organização de eventos"

A Escola do Legislativo realizou na manhã desta quarta-feira, 17, curso com o tema “Organização de eventos”, ministrado pelo servidor Roberto Miranda Knaipp, que possui formação em relações públicas. O evento teve local na sala de aula 1, no Palácio Maguito Vilela, e foi direcionado aos servidores da Casa, com vagas remanescentes ofertadas ao público externo.

O conteúdo programático envolveu o conceito, importância, classificação, tipologia e características específicas em cada modalidade de evento, como almoços, jantares, congressos, assembleias, audiências, brunchs e banquetes. Roberto explicou, logo no início, que a comunicação é um sistema com várias ramificações. "E dentre essas ramificações, a área de eventos é fundamental, sobretudo pela capacidade em gerar emprego, renda e mídia espontânea para a organização.”

Assim, ele observou que evento é um acontecimento relevante dentro da instituição que o realiza.

Outra questão abordada pelo instrutor foi quanto ao histórico de eventos no Brasil e no mundo, que sucedeu a formação de padrões específicos para atender a demanda. Desse modo, ele destacou a importância de boa gestão junto aos fornecedores de matérias e recursos humanos, equipe de staff e operacional, além do planejamento do evento desde o pré-evento, cronologia, produção, divulgação e operacionalização, até o pós-evento e avaliação.

Por fim, Roberto destacou que é preciso estabelecer estratégias e táticas de interação, integração e motivação do público para o sucesso do evento e destacou que é imprescindível o controle de imprevistos, recepção, cerimonial e assessoria de comunicação. 

A primeira tenente do exército, Romary Gonçalves, participou do curso e declarou que a oportunidade foi proveitosa. Segundo ela, a parte que mais chamou atenção foram os instrumentos legais de incentivo para eventos cultaris e citou a Lei nº 8.313 de 1991, conhecida como Lei Rouanet, que criou o Programa Nacional de Incentivo a Cultura. Ela ressaltou, também, que o curso é muito útil para o serviço militar. "Com certeza é proveitoso, sobretudo que a gente realiza muitas formaturas e solenidades. E também para a gente aprender a organizar eventos que lidam com o público", disse.  

O curso teve início as 8h30 e se estenderá até as 16h15, com intervalo para almoço.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.