Ícone alego digital Ícone alego digital

Conselheiros tutelares

17 de Abril de 2024 às 13:07
Crédito: Will Rosa
Conselheiros tutelares
Solenidade de capacitação dos conselheiros tutelares
O governador Ronaldo Caiado anunciou, na manhã desta quarta-feira, 17, em evento realizado na Alego, a inclusão de conselheiros tutelares no Ipasgo Saúde. O projeto será encaminhado em breve ao Poder Legislativo.

A Assembleia Legislativa sediou, na manhã desta quarta-feira, 17, o curso de Capacitação dos Conselheiros Tutelares, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e várias autoridades. 

Durante o evento, o governador anunciou que, em breve, os conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos poderão contar com o atendimento oferecido pelo Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Trata-se de uma antiga reivindicação dos conselheiros tutelares.

O curso de capacitação desta manhã teve como tema  “atribuições e competências de conselheiros tutelares”. A programação incluiu palestras com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, e com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edson Lucas Viana, especialista em direitos da criança e do adolescente. “Vamos usar esse aprendizado nos nossos atendimentos presenciais”, afirmou o conselheiro tutelar de Sanclerlândia, Francisco Sousa.

Além do governador, participaram da solenidade a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado; o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto; e os deputados Vivian Naves (PP), Virmondes Cruvinel (UB), Julio Pina (Solidariedade), Talles Barreto (UB), Coronel Adailton (Solidariedade) e Dr. George Morais (PDT). Ainda prestigiaram os trabalhos, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Goiás, Sudário Berto; o presidente da Associação Goiana de Municípios e prefeito de Goianira, Carlão da Fox; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves; e outras autoridades.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, falou sobre a missão dos conselheiros tutelares e para ele “os conselheiros desempenham um papel fundamental na sociedade, pois são eles que fazem cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito dos mais vulneráveis”.

Os conselheiros tutelares reivindicaram que a classe tivesse também acesso ao Ipasgo Saúde, como os demais servidores estaduais, e também pediram um reajuste nos vencimentos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, ao fazer uso da palavra durante a solenidade, parabenizou e agradeceu o trabalho dos conselheiros tutelares que doam a sua vida para ajudar as crianças que mais necessitam. “O trabalho de vocês é de muita importância para nossa sociedade”.

A primeira-dama Gracinha Caiado disse que, se o Goiás Social é o maior programa social do Brasil, é por que o Estado tem deputadas e deputados corajosos que trabalham junto com o governador, para a sociedade goiana avançar. Aos conselheiros, Gracinha disse que os telefones celulares doados pela Receita Federal chegarão a todos “para que continuem fazendo o trabalho maravilhoso que realizam cuidando das crianças e fazendo que se cumpra o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Na ocasião, o Governo ainda entregou mais de mil smartphones apreendidos e doados pela Receita Federal para auxiliar as equipes. “Com esses aparelhos, elas terão mais agilidade para acompanhar e executar as políticas públicas”, salientou Gracinha. A doação foi intermediada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel. Todos os 1.315 conselheiros receberão os aparelhos. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.