Por iniciativa de Cairo Salim, Assembleia Legislativa faz homenagem aos 25 anos da Igreja Videira
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou, em sessão solene extraordinária proposta pelo deputado Cairo Salim (PSD), os 25 anos da Igreja Videira. Na solenidade, na noite dessa segunda-feira, 29, representantes da instituição receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o presidente e fundador da denominação religiosa, Aluízio Silva, foi agraciado com a Comenda Pastor Albino Gonçalves Boaventura.
A mesa diretiva da sessão, presidida por Salim, foi formada por: deputado Henrique César (PSC); presidente da Agência de Fomento do Estado de Goiás, pastor Eurípedes do Carmo, representando o governador Ronaldo Caiado (UB); ex-vice prefeito de Goiânia Agenor Mariano (MDB), representando o vice-governador Daniel Vilela (MDB); senador Vanderlan Cardoso (PSD); presidente e fundador da Igreja Videira, pastor Aluízio Silva; presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus Madureira no Estado de Goiás, bispo Oídes José do Carmo; pastora Márcia Ribeiro Silva; supervisor da Vinha Goiás, pastor Naor Mendonça Pedrosa; pastora Marília Pedrosa; supervisores da Vinha Goiás, pastor Luiz Antônio Rigonato e Marcos Donizete Mota.
Na abertura da sessão, Oídes do Carmo fez uma oração em proteção ao evento e, na sequência, um grupo de louvor entoou dois hinos evangélicos. Em seguida, pastor Eurípedes do Carmo fez uso da palavra e justificou a ausência do governador por compromissos em São Paulo.
Trabalho social
Eurípedes disse que Caiado sempre enfatiza o trabalho social realizado pela Igreja Videira, que, além de pregar o Evangelho, traz a transformação de vidas, de almas e não esquece do trabalho social. "E todos vocês sabem, o governador Ronaldo Caiado e a dona Gracinha têm um carinho muito grande pelo trabalho social.”
Na sequência, foram apresentados vídeos do governador Ronaldo Caiado cumprimentando pelo aniversário da Igreja e sobre a trajetória da Videira, desde sua fundação, em1999.
Em seu discurso Cairo Salim destacou a alegria de poder homenagear o jubileu de prata da Igreja e do orgulho de integrar essa história. “Nosso sentimento é, sim, de orgulho, mas também de gratidão a Deus, porque estamos fazendo parte dessa história”, afirmou o parlamentar, que contou um pouco de sua história na política, "sempre guiada pelo espírito de Deus". Ele lembrou que perdeu várias eleições para vereador, mas depois conseguiu ser eleito e reeleito deputado estadual.
“São sete eleições disputadas, mas, apesar das derrotas, em todas as eleições eu dobrei os meus votos. E eu creio que isso também era um sinal de Deus de que estávamos no caminho certo. Mas tudo tem o seu tempo.”
Em breve discurso, o senador Vanderlan Cardoso agradeceu o convite para participar da solenidade. “Dizer ainda que essa honraria, que leva o nome do pastor Albino Boaventura, eu tive o prazer de conviver com ele, no campo de Campinas, por alguns anos. Era um homem íntegro, uma pessoa de Deus, uma pessoa séria. Então, pastor Aluízio, o senhor está recebendo uma medalha que pode colocar no peito.”
Em seguida o deputado Cairo Salim entregou ao pastor Aluízio Silva a Comenda Pastor Albino Gonçalves Boaventura, pela dedicação ao ensino do Evangelho. Os pastores Márcia Ribeiro Silva, Naor Mendonça Pedrosa, Luiz Antônio Rigonato e Marcos Donizete Mota receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Em seu pronunciamento, Naor relatou como foi sua conversão, no dia em que conheceu o pastor Aluízio Silva e, ainda, como foi o processo de criação e de desenvolvimento da Igreja Videira. Por várias vezes, ele ressaltou o papel de liderança de Aluízio Silva na instituição e, também, na vida pessoal dele. “Nesse momento de honra, de 25 anos da Videira, uma das coisas que precisa ser dita é que chegamos aqui, até esse momento, como igreja, porque o pastor Aluízio é um homem de honra. E isso é muito importante. Nós realmente acreditamos que a honra é um princípio muito poderoso. Quando nós honramos, nós podemos receber.”
Para finalizar o evento, o presidente e fundador da Igreja Videira, pastor Aluízio Silva, fez uso da palavra. Ele iniciou se referindo ao orgulho de receber uma comenda com o nome de Albino Boaventura, com quem não teve muita convivência, o que não impede de saber e reconhecer a grandeza dele como líder espiritual. Silva afirmou que se sentia honrado em estar na Casa de Leis representando a Igreja Videira e ressaltou a importância de cada um dos integrantes da denominação. “Esses 25 anos só aconteceram porque milhares de irmãos se comprometeram e fizeram a obra de Deus.”
Ele reconheceu à contribuição dos irmãos da igreja, seja com o dízimo, seja abrindo suas casas para a realização de cultos, indo realizar cultos nas casas de outras pessoas ou ainda de outras formas. “O que eu posso dizer para você é a minha gratidão por você ter acreditado em uma visão, ter acreditado que poderíamos edificar algo juntos. O que eu posso agradecer a você hoje é por você ter permitido que a visão conquistasse o seu coração e você pudesse praticá-la como tem praticado. Me sinto honrado de ser não apenas parte e membro da igreja, mas de ser também um representante”.
A Igreja
A Videira foi fundada em Goiânia, em 1999, pelos pastores Marcelo Almeida e Aluízio Silva, em uma garagem no Setor Jardim América, com um grupo de pouco mais de 50 pessoas. Hoje, está presente em vários estados e em mais de 34 países. São mais de 1.200 igrejas, entre Videiras e associadas, centenas de pastores e milhares de líderes de células.
A Igreja conta, também, com o Instituto Videira, um centro de apoio social sem fins lucrativos e idealizado com o propósito e objetivo de servir e atender famílias em dificuldades socioeconômicas. Foi criado em 2 de junho de 2003 e oferece atendimento psicológico, odontológico, bazar, além de possuir também parcerias com clínicas e laboratórios, com desconto em exames e consultas, e de ajudar membros da Igreja, com doação de cesta básica.