Exército Brasileiro foi homenageado em sessão solene proposta por Bruno Peixoto e Coronel Adailton na noite dessa 4ª-feira, 17
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB) e do deputado Coronel Adailton (SD), celebrou o Dia do Exército Brasileiro, em sessão solene realizada na noite dessa quarta-feira, 17. Na solenidade, vários militares receberam a mais alta honraria do Legislativo goiano, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira.
O evento teve abertura com o Hino Nacional. A mesa diretiva foi composta pelo deputado Coronel Adailton; desembargador Guilherme Gutemberg; presidente do Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde), José Orlando Ribeiro; general-de-brigada Andrélucio Couto; capitão-de-fragata Márcio da Silva Arruda; diretor Executivo da Presidência da Alego, Rubens Kirsteim; e o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército, Luiz Roberto Botosso Júnior.
Coronel Adailton abriu os discursos com agradecimento a Bruno Peixoto pelo reconhecimento dos militares em um dia especial. Ele ressaltou a importância da homenagem e por ter como representante da Marinha Brasileira o capitão Arruda. “Os senhores, que serão homenageados, estão representando as Forças Armadas e as forças de segurança como um todo”.
Alegria
O diretor Executivo da Presidência da Assembleia Legislativa, Rubens Kirsteim Júnior, falou de sua alegria em estar ao lado da família do Exército nessa data. "A Assembleia Legislativa é mais que uma Casa de Leis. É a Casa da população goiana”, afirmou, agradecendo pelo trabalho do Exército Brasileiro.
Guilherme Gutemberg, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, iniciou seu discurso cumprimentando a mesa diretiva e na sequência relembrou sua trajetória em Goiânia.
Em seu discurso, o presidente Bruno Peixoto discorreu sobre a Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, em Pernambuco. Essa data homenageia a força e a presença do Exército Nacional Brasileiro como entidade de proteção do território e da nação brasileira.
O presidente da Alego fez menção ao presidente do Ipasgo, José Orlando Ribeiro Cardoso, destacando a experiência profissional, militar e civil e as condecorações que o gestor já recebeu. O parlamentar falou sobre os feitos de José Orlando, o que o torna merecedor da homenagem com o Título de Cidadania Goiana. “Fico feliz em poder homenageá-los e agraciá-los”, disse Bruno a José Orlando e Márcio Arruda.
Em sequência, Bruno Peixoto fez a entrega de Título de Cidadania Goiana ao capitão-de-fragata Márcio Arruda, ao general-de-brigada Andrélucio Couto e ao veterano general-de-divisão José Orlando Ribeiro.
Novo cidadão goiano
Em seguida, subiu à tribuna o general Andrélucio Couto, que fez os agradecimentos pela homenagem recebida. “Minha esposa e minha filha são goianas e hoje me junto a elas como cidadão goiano. Fico muito honrado e feliz”, ressaltou. Ele também relembrou todos os feitos do Exército Brasileiro em momentos históricos e ressaltou a importância da profissão.
José Orlando também subiu à tribuna e cumprimentou os presentes. “É uma satisfação o que o Exército faz por nós”, disse.
O presidente do Ipasgo fez um breve discurso, homenageando a cidade de Goiânia, ressaltando o povo, a economia e a culinária. Ele relembrou sua trajetória, em que serviu o País, e também falou sobre o Ipasgo, afirmando que a empresa continuará prestando serviço aos servidores. “O Ipasgo continuará atendendo a todas as famílias do Estado de Goiás.”
Ao final da sessão, Bruno Peixoto e Coronel Adailton entregaram os Certificados de Mérito Legislativo aos homenageados.