Parlamentares ressaltam projetos que fortalecem o turismo e o esporte em Goiás

18 de Abril de 2024 às 11:09

Na sessão deliberativa extraordinária desta quinta-feira, 18, no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, os deputados Lineu Olimpio (MDB) e Coronel Adailton (Solidariedade) destacaram a aprovação de dois projetos significativos para a cultura e o turismo no Estado de Goiás. Durante seus discursos na tribuna, os parlamentares focaram na importância do reconhecimento de Jaraguá como a Capital do Voo Livre e na criação do Circuito do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo.

Lineu destacou que a designação de Jaraguá como a Capital do Voo Livre é um marco para o turismo e o esporte na cidade. "Desde 2005, quando ainda era prefeito, trabalhamos para transformar nossa região em um ponto de referência para desportistas, culminando hoje com o campeonato XCERRADO, que atrai competidores de várias nações", destacou.

O deputado ressaltou que o título contribuirá para uma melhor organização de eventos esportivos internacionais no município, destacando o potencial da região para o voo livre devido às condições térmicas da área. "A térmica na pista é muito favorável, o que faz com que os esportistas se apaixonem pela maneira que o voo é realizado na nossa serra no Parque Estadual da Serra de Jaraguá", disse.

Além do esporte, Olimpio falou sobre a importância cultural do Circuito do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo, que começou em Anápolis e já envolveu várias outras cidades. "Essa festa começou pequena e logo ganhou o coração de muitos, resultando em uma expansão que agora inclui um encontro significativo na cidade de Goiás com mais de 30 cidades participantes."

O deputado também aproveitou a ocasião para fazer um convite formal para o próximo evento relacionado ao Divino Espírito Santo, ressaltando a importância da fé e da religiosidade nas comunidades envolvidas. "É um evento religioso que envolve a comunidade de uma maneira muito alegre e religiosa, com grande participação e doação, fazendo com que essa festa cresça cada dia mais em nosso Estado."

Para concluir, o parlamentar agradeceu a todos os municípios e festeiros do Estado de Goiás que participarão do evento, reiterando o apoio da Assembleia Legislativa, especialmente da Comissão de Turismo, para o sucesso das festividades. "Esperamos todos vocês no dia 28, na cidade de Goiás, para celebrarmos juntos essa rica tradição", finalizou o deputado.

O deputado Coronel Adailton, por sua vez, expressou seu apoio às recentes aprovações legislativas que visam a fortalecer a cultura e o turismo em Goiás, especialmente na cidade de Jaraguá. Assim como Lineu, Adailton destacou a importância das matérias: "Essas duas matérias são de grande relevância para a cultura e para o turismo em Goiás e muito especialmente em Jaraguá," afirmou. Ele relembrou sua própria experiência na cidade, descrevendo-a como uma das melhores locações para parapente na América Latina, um fato que ele confirmou pessoalmente durante sua estada como comandante na região.

Além de apoiar os projetos já mencionados, Coronel enfatizou seu papel ativo no reconhecimento e na promoção da cultura e do turismo a nível estadual e nacional. "Agora, representando a Assembleia de Goiás, como presidente da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da UNALE, apresentei aos colegas do Brasil todo nosso potencial aqui," disse ele, referindo-se à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

O deputado expressou gratidão pelo apoio contínuo de seus colegas e do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), reiterando seu compromisso de continuar trabalhando para fortalecer e engrandecer não apenas o turismo e a cultura, mas também a educação e a segurança pública em Goiás.

"Estamos felizes com a apresentação de matérias dos nobres colegas deputados estaduais, e haveremos, enquanto deputados estaduais em Goiás, de continuar trabalhando muito para fortalecer e engrandecer o turismo, a cultura, o esporte, a educação e a segurança pública do nosso Estado," concluiu o Coronel Adailton, reafirmando seu compromisso com o progresso e o bem-estar de Goiás e seus cidadãos.

Agência Assembleia de Notícias