Deputada Bia de Lima propõe que sindicatos participem dos conselhos oficiais do Estado
Tramita, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei assinado pela deputada Bia de Lima (PT), que institui a obrigatoriedade de os sindicatos profissionais indicarem seus representantes para compor conselhos oficiais. A matéria foi protocolada, na Casa, com o n° 7941/24.
O texto diz que os representantes escolhidos devem ser indicados conforme os critérios estabelecidos nos estatutos e regimentos internos. A proposta também diz que os representantes indicados deverão participar das atividades e reuniões dos conselhos oficiais, representando os interesses de seus respectivos segmentos.
Em justificativa, a petista ressalta que o projeto de lei visa a fortalecer a representatividade dos sindicatos e entidades profissionais. “É fundamental garantir que essas entidades tenham voz e participação nas decisões que impactam diretamente suas áreas de atuação e os interesses de seus filiados”, argumenta.
“Ao estabelecer a obrigatoriedade dos sindicatos e entidades profissionais escolherem representantes para compor órgãos oficiais da administração pública estadual, estamos promovendo a democratização e a pluralidade nas instâncias de governo, permitindo que diferentes perspectivas e demandas sejam consideradas no processo decisório”, diz a parlamentar.
E conclui: “ao definir critérios para a indicação e participação desses representantes, estamos assegurando que a escolha seja feita de forma transparente e democrática, segundo os estatutos e regulamentos internos das entidades. A iniciativa busca maior integração entre os setores público e privado, contribuindo para a construção de políticas mais eficientes e inclusivas”.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e foi distribuído para relatoria do deputado Amilton Filho (MDB).