Alego homenageia devotos do Divino Pai Eterno, com o Certificado do Mérito Legislativo. Iniciativa foi de Cristiano Galindo

19 de Abril de 2024 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Sessão solene em homenagem aos devotos do Divino Pai Eterno

Por iniciativa do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa quinta-feira, 18, no Plenário Iris Rezende Machado, devotos e pessoas ligadas à realização da maior festa religiosa do Centro-Oeste, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à religiosidade e às manifestações de fé em nosso Estado.

A sessão solene extraordinária foi presidida pelo propositor, que teve ao seu lado, na mesa diretiva: prefeito de Trindade, Marden Júnior (UB); vereador de Trindade Wender Bodin (Podemos); o diretor financeiro da Vila São Cottolengo, Irmão Edson Luís Veríssimo; e a vereadora de Palmeiras de Goiás, Renata Campos (PSB).

Antes dos discursos da noite, dois cantores do Canto Litúrgico de Santa Cecília se apresentaram, executando duas músicas religiosas.

O primeiro convidado a fazer uso da palavra foi Irmão Edson, que externou seu entusiasmo, afirmando que o momento era de alegria não só para Trindade, mas para todo o Brasil, já que a devoção do Divino Pai Eterno se estende por todo o território nacional. O religioso afirmou que estava na solenidade como representante da Congregação Redentorista e, nesse papel, agradecia a homenagem a tantas pessoas que depositam sua confiança e esperança no Pai Eterno.

Em seguida, o religioso disse que também representava a Vila São José Bento Cottolengo, segundo ele uma filha da Romaria do Divino Pai Eterno. Ele contou um pouco da história de 73 anos da instituição, que "vai muito além da assistência social, mas é um símbolo de amor, dedicação e cuidado para com os mais vulneráveis".

Edson pontuou que a Vila cuida de mais de 300 pacientes em longa permanência, dando a eles assistência médica e social, um lar, amor e dignidade. “Essa obra grandiosa teve início graças à devoção ao Pai Eterno. (...) A devoção ao Divino Pai Eterno está intrinsecamente entrelaçada com a história e o trabalho da Vila São Cottolengo. É como se cada tijolo, cada sorriso, cada gesto de amor fosse uma expressão viva dessa fé que move montanhas. Que essa homenagem seja um tributo não apenas ao passado glorioso da Vila, mas também um testemunho vivo de nossa confiança no poder transformador da fé e da solidariedade.”

Servir ao próximo

Na sequência o vereador Wender Bodin fez uso da palavra, sublinhando a importância de pessoas de fé participarem da política, cumprindo a missão cristã de servir ao próximo. “A política precisa de pessoas que são tementes a Deus para poder servir as pessoas que mais necessitam.”

Em seu pronunciamento, o prefeito Marden Júnior afirmou que antes de ser administrador da cidade, é um devoto do Pai Eterno e, por isso, se sentia muito grato por participar do evento. Júnior saudou o deputado Cristiano Galindo por estar reconhecendo os valores e a as grandezas do município de Trindade. “Quero aqui te agradecer por essa oportunidade. Enfim, nossa cidade está sendo vista e ouvida por todos. E aqui a Assembleia Legislativa tem dado seu espaço através de suas mãos. Então, meu muito obrigado por colocar Trindade onde ela merece.”

O gestor citou a relevância da atuação da Vila São Cottolengo na cidade “Eu sempre digo que, indo à Vila, você vai conseguir ver, ouvir e sentir o amor. Se você está com dificuldade de ver, ouvir ou sentir o amor, visite a Vila São Cottolengo.”

Júnior ressaltou a importância dos padres redentoristas para a vida da cidade, já que foi com a chegada dos religiosos para organizar a romaria que se deu, tempos depois, origem ao município de Trindade. Também foi a devoção popular que projetou Trindade para o Brasil e para o mundo. “Trindade é a Casa do Pai Eterno e ele é propagado para o mundo inteiro a partir de nossa cidade.”

Acolhimento

Em seu discurso, o deputado Cristiano Galindo revelou que a iniciativa de fazer a homenagem é para  reconhecer o acolhimento de todos que se dedicam à devoção, pelos serviços prestados aos que chegam à cidade. “Trindade só tem essa pujança, como capital da Fé, graças a vocês,  que acolhem todas as pessoas que vão à nossa cidade. Do cântico na missa, a fotografia, a receber as pessoas na Vila (São Cottolengo), a ter o sorriso largo. (...) Que esse simples Certificado seja recebido com muito carinho. Às vezes o papel não pode descrever os nossos sentimentos, mas a simbologia fica muito maior quando entendemos as nossas missões.”

O parlamentar reiterou a importância da Vila São Cottolengo, lembrando que uma parte do duodécimo economizado pela Assembleia Legislativa foi destinado à instituição. “Tenho certeza que (o recurso) vai ser muito bem aplicado, como sempre foi. E tenho certeza que vocês vão tratar tudo isso com muito amor, porque dignifica ainda mais cada atitude.”

Na sequência, Galindo entregou o Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados. Para encerrar a solenidade, os representantes do Canto Litúrgico de Santa Cecília, com a participação de um paciente da Vila São Cottolengo, foram convidados a se apresentar mais uma vez aos presentes.

Agência Assembleia de Notícias