Jamil Calife pleiteia incentivos a rotas hidroviárias em Goiás
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará a propositura de nº 8124/24, de autoria do deputado Jamil Calife (PP), cujo objetivo é instituir a Política Estadual de Implantação de Rotas Hidroviárias de Transporte. Se aprovada e sancionada, a medida pretende promover o transporte de mercadorias e pessoas, por meios de hidrovias, e gerar mais acessibilidade e menor gasto com transporte.
Na justificativa do projeto de lei, o legislador pontuou que a rota hidroviária é mais sustentável ao transporte de cargas e diminui os poluentes, além de aumentar a economia. Calife apontou que as bacias hidrográficas do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste somam 450 quilômetros de extensão navegável, com potencial de transporte de um milhão de grãos, com custo até 75% menor. As diretrizes do projeto incluem o fomento ao comércio e à parceria dos setores público e privado, o estímulo aos estudos sobre hidrovias em Goiás e o apoio à diminuição dos impactos ambientais.
A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída ao deputado Coronel Adailton (SD) para relatoria.