Proposta pelo deputado Lineu Olimpio, Alego realizou sessão solene em homenagem aos 50 anos da Codevasf

22 de Abril de 2024 às 11:47
Crédito: Denise Xavier
Proposta  pelo deputado Lineu Olimpio, Alego realizou sessão solene em homenagem aos  50 anos da Codevasf
Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene na manhã desta segunda-feira, 22, em homenagem aos 50 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O evento, que teve lugar no Plenário Iris Rezende, contou com discursos de várias autoridades e a entrega de duas Medalhas do Mérito Legislativo e do Certificado de Mérito Legislativo.

O deputado Lineu Olimpio (MDB), autor da homenagem, presidiu a sessão e destacou a relevância da Codevasf para o desenvolvimento econômico e social, não apenas dos vales do São Francisco e do Parnaíba, mas também para o Estado de Goiás. "Celebrar meio século de realizações da Codevasf é reconhecer o papel fundamental que esta instituição desempenha no progresso de vastas áreas do nosso País", afirmou Olimpio em seu discurso.

Além de Lineu Olimpio, compuseram a mesa dos trabalhos o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo de Paula Rezende, representando o governador Ronaldo Ramos Caiado; o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto; o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e sua esposa Izaura Cardoso; a deputada federal Flávia Morais (PDT); o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro; os deputados estaduais Bia De Lima (PT), Rosângela Rezende (AGIR) e Dr. George Morais (PDT); o superintendente Regional da Codevasf e ex-prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz Filho; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Carmo Inácio Da Silva; e o superintendente de Projetos e negócios da Codego, Paulo Araújo.

Homenageado na ocasião com a Medalha do Mérito Legislativo, Abelardo Vaz Filho, superintendente regional da Codevasf, compartilhou sua gratidão e dedicou sua homenagem aos colaboradores da instituição. "Essa homenagem, que eu recebi, eu divido com cada um dos colaboradores que dedicam suas vidas para que a nossa superintendência possa levar todos os benefícios ao povo goiano", destacou Vaz Filho.

Flávia Morais (PDT) reconheceu a parceria significativa da Codevasf com os municípios, especialmente os menores e mais carentes de recursos. "Antes, esses municípios tinham grande dificuldade de receber recursos e a Codevasf tem sido fundamental nessa mudança", comentou a deputada.

O Secretário Pedro Rezende falou sobre as colaborações efetivas entre o Governo Estadual e a Codevasf, ressaltando a importância das políticas de inclusão produtiva e desenvolvimento regional, principalmente para a agricultura familiar.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) também destacou a contribuição de Vanderlan Cardoso e o trabalho do presidente Marcelo Andrade, ressaltando que as ações rápidas da Codevasf têm apoiado diretamente os prefeitos em suas demandas locais.

Marcelo Andrade Moreira Pinto, diretor-presidente da Codevasf, celebrou os avanços da companhia. "Nos últimos três anos, investimos quase 800 milhões de reais em Goiás", declarou Marcelo. Ele também reconheceu o trabalho de todos os colaboradores da Codevasf, que contribuem para a reputação e credibilidade da instituição. Marcelo foi outro homenageado que recebeu a Medalha do Mérito Legislativo na oportunidade.

Por fim, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) agradeceu a todos que contribuíram para a realização da sessão solene e ressaltou a importância da Codevasf para o desenvolvimento de Goiás. "A Codevasf é crucial para o desenvolvimento agrário do Estado de Goiás e do País, transformando a realidade dos municípios que servimos", concluiu Cardoso.

O evento reconheceu as contribuições passadas da Codevasf e reafirmou o compromisso com o futuro desenvolvimento dos territórios sob sua influência, consolidando o papel da companhia como um pilar no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida em Goiás.

Agência Assembleia de Notícias