Matéria que incentiva educação tecnológica de idosos passa em segunda votação
O deputado Dr. George Morais (PDT) é autor do projeto de lei nº 1653/23, aprovado, em segunda votação pelo Plenário. O intuito é colocar, em prática, a política pública de incentivo à educação tecnológica para a chamada melhor idade no Estado. A propositura tem em vista capacitar idosos para utilização de dispositivos eletrônicos e de recursos digitais em suas atividades diárias, como o acesso a informações médicas, serviços bancários, entretenimento e comunicação com familiares e amigos. Essa propositura foi apensada ao projeto de lei nº 1097/23, apresentado pela deputada Bia de Lima (PT), que também defende a inclusão digital dos idosos.
O objetivo do projeto é promover a total inclusão do idoso no mundo digital, permitindo que essas pessoas tenham a possibilidade de ter mais autonomia na execução de tarefas diárias. O legislador pontua que esse tipo de incentivo proporciona a construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual se utiliza a educação tecnológica não apenas como ferramenta, mas também como um meio de empoderar os idosos para desfrutar plenamente das oportunidades proporcionadas pelo mundo contemporâneo.
O projeto prevê parcerias do poder público com escolas, centros comunitários, universidades, associações de idosos e empresas do setor tecnológico como meio de garantir a disponibilização de espaços apropriados, infraestrutura tecnológica e conhecimento especializado para as pessoas de melhor idade.
Morais justifica que o envelhecimento populacional é um fenômeno crescente e, no Brasil, não é uma exceção. Com o aumento da expectativa de vida, é fundamental que haja políticas públicas que possam acompanhar essa mudança demográfica, garantindo que os idosos possam desfrutar de uma vida ativa, participativa e digna.