Na sessão desta 5ª-feira, 25, deputados lamentam mortes de PMs

Crédito: Carlos Costa
Na sessão desta 5ª-feira, 25, deputados lamentam mortes de PMs
Sessão ordinária híbrida
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 25, vários deputados utilizaram a tribuna para prestarem condolências aos familiares dos quatro policiais militares do Comando de Operações de Divisas (COD) de Goiás, que morreram em um acidente na BR-364, na noite dessa 4ª-feira. A sessão foi marcada também pela apresentação e discussão de matérias legislativas em tramitação na Casa. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia Legislativa, no portal.al.go.leg.br e pelo Youtube.

Em um dia marcado por luto e solidariedade, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, nesta quinta-feira, 25, a terceira sessão ordinária da semana, a quinta deliberativa, sob a triste notícia do falecimento de quatro policiais do Comando de Operações de Divisas (COD). Os agentes perderam a vida em um acidente na noite da última quarta-feira, 24, na BR-364, entre Caçu e Jataí, enquanto atendiam a uma ocorrência.

Ao início da sessão, o deputado Amauri Ribeiro (UB) solicitou um minuto de silêncio em memória dos militares: subtenente Gleidson Rosalen Abib, 1º sargento Liziano José Ribeiro Junior, 3º sargento Anderson Kimberly Dourado de Queiroz e cabo Diego Silva de Freitas, cujo velório motivou o encerramento antecipado da sessão, permitindo que os parlamentares pudessem prestar suas homenagens.

Além do momento de luto, a sessão foi marcada pela apresentação de questões legislativas. Entre os destaques, encontra-se o requerimento de prorrogação de duas frentes parlamentares: a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e a Frente Parlamentar Fila Zero, propostas respectivamente pelos deputados Delegado Eduardo Prado (PL) e Dr. George Morais (PDT). Um veto parcial ao autógrafo de lei complementar n° 02, vetando a proposta n° 7142/24, também foi lido durante o expediente.

Os parlamentares também utilizaram da sessão ordinária para trazer novas matérias ao Plenário. O deputado Amauri Ribeiro (UB), representando Lincoln Tejota (UB), apresentou uma moção de pesar pelos policiais falecidos e requerimentos para a construção de uma feira coberta e casas no município de Aruanã. O deputado Veter Martins (PRD) propôs uma sessão solene itinerante em Aparecida de Goiânia, destacando o reconhecimento ao serviço municipal.

Durante o Pequeno Expediente, o vice-presidente da Alego, deputado Clécio Alves (Republicanos), foi o primeiro a falar e destacou sua proposta para aumentar a porcentagem das emendas parlamentares de 1,2% para 2%, ressaltando que tal mudança fortalecerá a capacidade dos deputados de promover melhorias significativas para a população goiana. O presidente da Casa, Bruno Peixoto, expressou suporte ao diálogo e à tramitação rápida da proposta, que foi lida durante a sessão, dando início, portanto, a sua tramitação na Casa de Leis.

O segundo orador, deputado Veter Martins (PRD), elogiou a gestão do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, apoiando a potencial inclusão dele e da esposa Mayara em chapas eleitorais futuras como sinais de progresso e dedicação política. Em seguida Talles Barreto (UB), líder do Governo na Alego, discursou sobre a admiração pelo governador Ronaldo Caiado (UB), cuja gestão possui alta aprovação e realizações notáveis em segurança e saúde, enfatizando a importância do trabalho conjunto entre o Governo e a Assembleia.

Durante o Pequeno Expediente, o deputado Major Araújo (PL) pediu  a suspensão da sessão para que os parlamentares pudessem acompanhar os velórios dos quatro policiais militares mortos em acidente rodoviário nessa quarta-feira. " Eu peço a suspensão da sessão para que todos nós possamos ir ao velório. Eu sei o valor que esses policiais têm e que nossa instituição tem, a Polícia Militar merece e esses miliares merecem mais ainda, pelo que fizeram durante anos pela população goiana", disse o parlamentar.

O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) também prestou solidariedade aos familiares dos policiais falecidos e comentou sobre a falta de engajamento político dos jovens no processo eleitoral, propondo reflexões sobre como incentivar uma maior participação política entre os jovens e idosos. Rosângela Rezende (Agir), por sua vez reforçou a necessidade de encerrar a sessão em respeito aos policiais falecidos e mencionou suas preocupações com a segurança na BR-364, pedindo medidas como a duplicação da rodovia.

O deputado Wagner Neto (Solidariedade) também fez uso da palavra e defendeu o aumento da porcentagem das emendas parlamentares, apoiando a proposta de Clécio Alves e enfatizando a necessidade de diálogo aberto com o Governo para garantir o bem-estar dos goianos através de investimentos seguros e eficazes.

Por fim, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) enfatizou a importância de uma legislação que ele propôs para alterar o estatuto dos policiais militares, demonstrando apoio contínuo à segurança pública e à valorização dos profissionais que protegem o Estado.

A sessão foi encerrada com o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), convocando uma nova sessão, desta vez em caráter solene, para às 15 horas, dedicada à Semana da Saúde e à entrega de Certificado do Mérito Legislativo.

Agência Assembleia de Notícias