Alunos do Cepi Bandeirantes conhecem a história do Legislativo goiano em visita às dependências da Casa
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, nesta quinta-feira, 25, a sétima edição do Projeto Escola no Legislativo. Estudantes do 6º ano do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Bandeirantes, situado em Goiânia, visitaram o Palácio Maguito Vilela, onde tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Casa.
A ação, executada pela Escola do Legislativo, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a comunidade estudantil do Poder Legislativo estadual.
Além da interação com o Parlamento goiano e a apresentação do Plenário Iris Rezende, a turma teve a oportunidade de assistir à palestra "Origem, Evolução Histórica e a Importância do Poder Legislativo", ministrada pelo professor Maurício Paranaguá.
“Conhecendo o Poder Legislativo, eles têm a oportunidade de saber onde são elaboradas as leis, que garantem os direitos da sociedade, e também inteirar-se sobre o funcionamento dos Três Poderes goianos”, enfatizou o palestrante.
A professora da Escola do Legislativo, Etiene Gonçalves, disse tratar-se de uma edição bastante especial, visto que são alunos curiosos, em fase de desenvolvimento social. “Eles já entraram maravilhados na Casa”, observou.
Presente na visita, a aluna Sophia Saldanha, de 11 anos, afirmou que levará, do encontro, conhecimento para toda a vida. “Vou levar para o coração o que eu aprendi aqui e, quando for adulta, já estarei ciente sobre tudo o que acontece no Estado”, disse. Karisson Adrian, da mesma idade, salientou enxergar o Parlamento goiano como um órgão de grande relevância no País. “Para mim, aqui é um dos lugares mais importantes da história de Goiás”, avaliou.
Acompanhado dos alunos na visita, o professor Luiz Carlos da Silva frisou ser um dia inesquecível na vida dessas crianças, que podem, a partir do conhecimento adquirido no projeto, compreender o papel de cada um diante da sociedade. “Nós pregamos, em nossa escola, a formação de jovens conscientes e cidadãos participativos e uma das formas que encontramos para executar esse trabalho é trazê-los aos locais onde as decisões são tomadas”, sublinhou.