Ícone alego digital Ícone alego digital

Avião cedido para a Assembleia realizou nesse domingo, 28, transporte de órgãos da cidade de Uruaçu para Goiânia

29 de Abril de 2024 às 12:00
Crédito: Divulgação
Avião cedido para a Assembleia realizou nesse domingo, 28, transporte de órgãos da cidade de Uruaçu para Goiânia
Avião da Alego

O avião cedido para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na tarde desse domingo, 28, o primeiro transporte de órgãos para pacientes goianos. Quatro pessoas receberam as doações de rins e córneas.

A aeronave modelo Baron 85-B55 foi apreendida pela Polícia Federal em operações contra o tráfico de drogas. O modelo recebeu autorização da Justiça para ser utilizado pela Casa de Leis para o transporte dos deputados em viagens mais longas e, também, para o transporte de órgãos.

Em um trabalho integrado com a  Secretaria de Estado da Saúde (SES), o transporte aéreo saiu da base, em Goiânia em direção ao Hospital Estadual Centro Norte Goiano (HCN), no município de Uruaçu, para fazer a captação dos rins e córneas que podem salvar novas vidas.

Às 14 horas, os médicos deram início ao procedimento de retirada dos órgãos e, por volta de 16h30, a equipe já decolava de volta rumo ao aeroporto Santa Genoveva, na Capital, onde a equipe de transporte terrestre já aguardava a chegada dos órgãos. A celeridade é essencial para a preservação dos tecidos e sucesso do transplante.

A aeronave foi pilotada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Alego, Fernando Rezende. Ele afirmou que atuar em uma emergência como essa é gratificante. “O que sustenta a gente nesse trabalho são situações como essas. Tem dias que é difícil nosso trabalho, nem sempre a gente tem sucesso no resgate. Mas, quando a gente salva uma vida, vale muito a pena”.

Além do piloto, participaram da operação os médicos José Dimas Silveira Júnior e Rogério Paes Camapum Guedes. As enfermeiras Adrianna Pereira do Prado Paula e Maria Angélica de Oliveira também deram suporte à operação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.