Casa de Leis encerra Campanha Abril Laranja, nesta segunda-feira, 29, com palestra sobre bem-estar animal
Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 29, o encerramento da Campanha Abril Laranja, mês de prevenção aos maus-tratos praticados contra os animais. O evento teve a palestra da médica veterinária e perita criminal da Polícia Técnico-Científica, Bruna Elisa Patini, que instruiu os servidores sobre como evitar maus-tratos, garantindo o bem-estar animal, e também contou com uma feira de adoção animal e exposição de produtos veterinários com as últimas novidades em cuidados e produtos para seus bichinhos de estimação.
Palestra
Durante a palestra, a médica veterinária explanou que muitas pessoas acreditam que maus-tratos se restringem apenas à agressão física. "Se você não garantir o bem-estar do animal, ele pode estar sendo vítima de maus-tratos".
São considerados maus-tratos aos animais domésticos, como cães e gatos: abandonar; não oferecer assistência médica-veterinária; não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade; agressões físicas; manter o animal preso a correntes ou cordas; deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo; manter o animal em locais não arejados (sem ventilação ou entrada de luz); manter os pets em lugares anti-higiênicos; abandonar; submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças; usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.
Elisa explicou que um animal tem bom estado de bem-estar quando está saudável, confortável, bem nutrido, seguro e é capaz de expressar comportamentos da espécie, não estando submetido a situações desconfortáveis, dor, medo, angústia ou sofrimento.
Outro tópico abordado por Elisa foi o hábito que algumas pessoas têm de deixar o cachorro preso na corrente. "É muito cultural a questão desse tipo de maltrato. Temos que conscientizar e educar. Muito já foi conquistado nesses últimos anos, mas ainda temos muita caminhada pela frente, então esse é o objetivo de eventos como esse, trazer luz para sociedade".
A palestrante explicou que, além da conscientização, existem maneiras de se evitar maus-tratos animais, optar por adotar em vez de comprar é uma delas. Ela também deu enfoque à importância de esterilizar os animais de estimação, o que ajuda a controlar a população e reduzir o número de animais abandonados e prevenir doenças.
Denuncia
Por fim, Elisa ressaltou a relevância da denúncia em casos de maus-tratos, que pode levar à intervenção rápida das autoridades, ajudando a proteger os animais em situação de perigo iminente, e à identificação e responsabilização dos perpetradores de maus-tratos, ajudando a evitar futuros abusos.
Em Goiânia, em casos de denúncia, as pessoas podem procurar o Grupo de Proteção Animal da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), ou a delegacia mais próxima. Deve ser feito o registro da ocorrência, informando com detalhes os fatos. O fornecimento de imagens no ato da denúncia pode contribuir com a investigação na coleta de provas do crime. Também existe a possibilidade de denúncia anônima. Neste caso, o indivíduo deve enviar um e-mail com os fatos para gpagoiania@gmail.com (Goiânia) ou para demagoias@gmail.com (demais cidades de Goiás).