Reconhecimento oficial da festa religiosa de Guarinos tem 1º aval
O Plenário aprovou, em primeira discussão e votação, o projeto de lei n° 3622/23, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), que tem o intuito de incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, o Dia Estadual do Romeiro de Nossa Senhora da Penha. A votação ocorreu na Ordem do Dia desta terça-feira, 30.
Em justificativa no texto, o legislador anota que, após o ciclo de ouro, ocorreu o achado da imagem de Nossa Senhora da Penha na Serra da Lapinha e, a partir da grande religiosidade dos fiéis, começou a ser realizada a romaria em devoção à santa, na cidade de Guarinos, atraindo devotos de Goiás e de todo o Brasil.
Segundo o parlamentar, Guarinos é a terceira maior rota da fé, em Goiás, e uma das mais antigas do Estado. Além disso, durante os dez dias de romaria, a pequena cidade histórica se transforma para as festividades, abrigando, assim, abrigando comitivas e carros de bois, cavaleiros, muleiros e tropeiros com celebrações de missas e realização de shows.
O legislador ressalta que a romaria, tradicionalmente, acontece entre a última semana de junho e a primeira semana de julho. Em 2023, foi realizada a 273° edição da festa religiosa, que reuniu cerca de 80 mil romeiros de todos os lugares.