Novena em Louvor à Santa Rita de Cássia pode integrar calendário oficial de Goiás
Para valorizar e organizar as celebrações e as homenagens criadas em Goiás, o Estado conta com um Calendário Cívico, Cultural e Turístico. Com o projeto de lei nº 8812/24, Anderson Teodoro (Avante) quer incluir a Novena em Louvor à Santa Rita de Cássia, realizada anualmente no dia 22 de maio, em Goiânia, no rol de eventos reconhecidos pelo calendário oficial.
Na data em questão também é celebrado o dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Rita nasceu em 1381, na província de Úmbria, Itália, na cidade de Cássia. Com vocação religiosa manifestada ainda na infância, a vida da santa é considerada, segundo a justificativa da matéria, “uma das mais sofridas na história da Igreja Católica ”.
Durante a novena, os fiéis se reúnem para rezar e agradecer as bênçãos recebidas pela intercessão da santa, considerada noiva de Jesus pela Igreja Católica. “Trata-se de um momento de profunda devoção, quando os devotos expressam sua fé e devoção e se emocionam com a presença da padroeira”, explica Teodoro.
O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e sendo relatado pela deputada Vivian Naves (PP).