Alego abre seminário sobre atualizações para as eleições deste ano

06 de Maio de 2024 às 11:35

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com a Escola do Legislativo, abriu, na manhã desta segunda-feira, 6, o Seminário Eleições 2024. O encontro ocorreu no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela e terá continuidade no período vespertino.

O objetivo do seminário é atualizar os servidores e visitantes sobre as mudanças na lei eleitoral neste ano de eleições para prefeitos e vereadores, através de palestras e debates ministrados por profissionais do direito público e eleitoral. Temas, como a história da justiça eleitoral no Brasil, desafios das eleições 2024, prestação de contas eleitoral, a violência política de gênero, Fake News e tecnologia e inteligência artificial nas eleições são alguns dos tópicos abordados.

O deputado Virmondes Cruvinel (UB) representou o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), e ressaltou a importância de colocar os servidores próximos a essa temática, pois o conhecimento sobre como será o processo de eleição é o momento oportuno para capacitar não só os candidatos, mas também as suas equipes.

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Cartilha da Alego sobre “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos nas Eleições”. O presidente do Conselho Gestor da Escola do Legislativo, Danúbio Cardoso Remy, disse que a Casa de Leis está atuando como parceira do Tribunal Regional Eleitoral e também de outros órgãos e instituições, para trazer informação ao eleitor.

“A cartilha, elaborada pela Procuradoria da Alego em parceria com Assessoria Técnica da Presidência, é mais uma forma de poder levar conhecimento, agora também para o público externo”, pontuou Remy.

O desembargador Luiz Claudio Veiga Braga, presidente do TRE, pontuou que as eleições de 2024 contarão com novidades,como a implantação da inteligência artificial para combater notícias falsas. “O maior desafio é controlar a exaltação dos candidatos e eleitores, por isso é necessário ter o cuidado com o que é divulgado”, disse.

O seminário terá encerramento nesta terça-feira, 7, seguindo a programação dos módulos C e D. Uma das palestrantes é a médica e secretária de Projetos Especiais da Casa, Cristina Lopes Afonso, que falará sobre a Violência Política de Gênero e a Lei 14.192/2021, que estabelece normas para prevenir e combater a violência contra a mulher.

Agência Assembleia de Notícias