Da tribuna, Mauro Rubem aborda a tragédia no Rio Grande do Sul

07 de Maio de 2024 às 15:37

Quarto deputado a discursar durante o Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 7, o deputado Mauro Rubem (PT) discorreu sobre a situação trágica pela qual passa o Rio Grande do Sul.

Rubem afirmou que o cenário é preocupante e lembrou que já são quase 100 pessoas que perderam as vidas e outras tantas que ainda estão desaparecidas. Para o parlamentar, a destruição provocada pelas chuvas exige a união de todo o Brasil para reorganizar e reconstruir tudo que foi destruído.

Mauro Rubem ainda destacou que o que está acontecendo no Rio Grande do Sul é consequência da crise climática, que atinge o mundo inteiro, mas ainda é negada por muita gente. “Isso é grave. É sério, porque desarma a própria população, que não tem como se defender de uma trágica situação, que, infelizmente, pode se repetir”.

Ele também se solidarizou com todos os brasileiros que estão no Rio Grande do Sul, especialmente os gaúchos. Em seguida, Mauro Rubem também anunciou a realização de uma audiência pública, amanhã, em Mineiros, durante a Agro Centro-Oeste, que vai discutir políticas públicas para a agricultura familiar e a reforma agrária.

De acordo com o parlamentar, a discussão que vai acontecer em Mineiros tem relação com a crise climática, porque a ocorrência de água muda de lugar, dependendo da cobertura vegetal no solo e do uso que se faz da terra. “Vamos discutir as alternativas de políticas públicas, a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, sem química e sem transgênia. Alimentos que realmente garantam saúde para a população e, ao mesmo tempo, garanta a saúde da própria terra”.

Agência Assembleia de Notícias