Comissão de Minas e Energia conhece operação de extração de níquel em Barro Alto, nesta 6ª-feira, 10

09 de Maio de 2024 às 15:01

Nesta sexta-feira, 10, o deputado Lineu Olimpio (MDB), presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), representa o colegiado e a Casa em visita técnica à Unidade Operacional de Níquel da mineradora Anglo American, na cidade de Barro Alto, no Vale do São Patrício. Representantes da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o prefeito do município acompanham a visita, que deve ocorrer entre 9 e 14 horas.

A visita técnica é uma resposta ao convite feito ao deputado pela Anglo American, em dezembro do ano passado. Como presidente da Comissão de Minas e Energia, Olimpio foi convidado a conhecer a operação da empresa em Barro Alto, em comemoração aos 50 anos de investimento do grupo no Brasil. Por questões de agenda do deputado e da diretoria da Anglo, só foi possível realizar a visita agora.

Lineu Olimpio será acompanhado por dois assessores do colegiado e um assessor parlamentar. Também devem fazer parte da comitiva, representando a SIC, o superintendente de Gestão Estratégica do Setor Produtivo, Haroldo Ferreira, a gerente de Projetos Estratégicos do Setor Produtivo, Lívia Marques, e o gerente de Desenvolvimento do Setor de Minas, André Luiz. O presidente da Câmara Setorial de Mineração (Casmin), da Fieg, Wilson Borges, e o prefeito de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, também confirmaram presença.

A empresa

A Anglo American é uma empresa global de mineração com mais de 100 anos de experiência, tendo completado, em 2023, 50 anos de investimentos no Brasil, além de gerar 4 mil empregos diretos no País.

A mineradora mantém duas unidades operacionais de níquel em Goiás: uma em Niquelândia, instalada em 1982, e outra em Barro Alto, fundada em 2011. Juntas, as duas unidades extraem o correspondente a 45 mil toneladas por ano do produto.

Agência Assembleia de Notícias