Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel, a Assembleia Legislativa reconhece destaques profissionais no Estado
Em sessão solene na noite desta quarta-feira, 8, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) reconheceu os serviços prestados ao Estado por cinco profissionais. O reconhecimento, proposto por Virmondes Cruvinel (UB) e aprovado em Plenário, se deu em forma da entrega do Título de Cidadania Goiana para duas pessoas e entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a outras três.
Na noite de homenagens, dois desportistas nascidos em Minas Gerais passaram a ter a cidadania goiana: o ex-piloto de Stock Car Giuseppe Galileu Guedes Vecci e o técnico e ex-jogador de vôlei Ricardo Furtado de Mendonça Picinin. A comenda foi entregue ao delegado da Receita Federal Djalma Alencar Lustosa Sobrinho, ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, e à empresária do ramo de alimentação Mariana Perdomo.
A solenidade foi presidida pelo propositor da homenagem, Virmondes Cruvinel, que teve ao seu lado, na mesa diretiva, todos os homenageados, além da ex-deputada estadual Rose Cruvinel.
O parlamentar destacou que as homenagens da noite foram dedicadas a reconhecer pessoas que vieram de outros lugares e que aqui caminham fazendo o bem para o próximo, em diversas áreas. Além disso, também reconhece personagens goianos cujas pautas coincidem com o que ele acredita e defende em seu mandato: a ciência, pesquisa e a inovação, o empreendedorismo e a defesa de direitos e oportunidades.
Ao se referir aos homenageados, Virmondes fez um pequeno resumo da atuação de cada um, ressaltando como eles têm contribuído com o desenvolvimento e o crescimento de toda a sociedade goiana. Disse que não poderia deixar de registrar, mesmo que de forma breve, o valor desses homenageados.
"Eu sou muito criterioso quando faço escolhas de homenageados, tanto com a Medalha Pedro Ludovico, que é a maior comenda reconhecida pelo Parlamento de Goiás, a pessoas que realmente contribuem, ou dar um título para pessoas que vieram de fora, como os amigos que aqui estão, mas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Estado. Mas aqui hoje eu faço questão de dizer que me sinto representado, por saber que são áreas que são eixos principais do nosso mandato, com personagens que fazem a diferença”, afirmou Cruvinel.
Orgulho
Giuseppe Vecci sublinhou que se sentia muito feliz recebendo a outorga a ele concedida, já que apesar de ter nascido em Patos de Minas, nunca morou fora de Goiânia. “É uma honra. Eu tenho que agradecer demais ao deputado Virmondes. Eu cresci em Goiânia, tenho orgulho de ser goianiense, de ser goiano. Essas 174 provas que eu tenho de stock car e as mais de 450 no currículo profissional, todas representando o Estado de Goiás, então é uma honra para mim, hoje, essa data.”
Ricardo Picinin, que está em Goiás há cinco anos, falou do orgulho em se tornar cidadão de uma terra que o acolheu de forma tão carinhosa, fazendo-o se sentir em casa. “Quando eu cheguei no Estado, as pessoas me falaram que quem bebe a água de Goiás nunca mais vai embora, e eu estou aqui para comprovar isso. Realmente é verdade, é um povo muito acolhedor, muito receptivo, e eu estou muito feliz em morar aqui por esse período todo.”
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, disse acreditar que o reconhecimento é um indicativo de que o trabalho na pasta está indo no caminho certo. Ele destacou as ações desenvolvidas pela Secti, que considera as mais importantes.
“Temos uma frente muito grande de querer formar uma geração inteira em tecnologia, formar jovens, jovens de baixa renda em tecnologia e inovação. A gente crê muito nisso, nesse potencial da tecnologia para elevar socialmente as pessoas. Nós temos um trabalho forte de transformação digital, como tornar Goiás mais digital. Também a área de inovação, como estimular negócios inovadores e estamos trabalhando muito a ciência e tecnologia para uma transição verde”, pontuou Lyra.
A empresária Mariana Perdomo, também agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo, disse que recebia a homenagem com muita gratidão. “É muito bom ver esse reconhecimento e ter a certeza de que eu consigo fazer a diferença na vida das pessoas através dos meus doces e deixar Goiás um pouco mais doce com meu trabalho.”
O delegado da Receita Federal Djalma Alencar Lustosa Sobrinho destacou que o órgão que representa, atualmente, atua muito além da cobrança de impostos, tendo um papel social fundamental, que, muitas vezes, é desconhecido do cidadão. Citou como exemplo o Programa Receita Cidadã, que destina produtos ilegais apreendidos para entidades beneficentes ou órgãos públicos para que tenham uso no serviço à população.
Outro projeto tem foco na sustentabilidade, com o reaproveitamento de mercadorias, que antes eram destruídas e hoje são reaproveitados por meio de parcerias. “Na verdade, essa honraria recebida eu divido com todos os meus colegas da Receita Federal e, de fato, é um trabalho que a gente faz em parceria, para mudar a cara da receita”, disse Netto.